Artista piauiense cria arte em estamparias com novo tingimento natural

Manoel Severino preparou um novo trabalho extraído de plantas para comemorar o dia do meio ambiente

Artista piauiense cria arte em estamparias com novo tingimento natural | Arquivo pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O artista plástico piauiense, Manoel Severino, utiliza a natureza como inspiração e suporte para suas obras de arte. Da extração de casca de raízes, folhas e flores de algumas plantas ele cria tingimento natural em roupas

Severino está preparado um novo trabalho com a pigmentação natural para comemorar o dia do meio ambiente, no dia 5 de junho. Natural de Altos-PI, ele trabalha há 30 anos com estamparia usando materiais alternativos. As cores aplicadas em suas peças são de origem de corantes naturais.

“Trata-se de uma técnica de tingimento natural indígena com uma nova roupagem chamada ecotingimento ou estamparia vegetal”, revela.

O artista plástico piauiense, Manoel Severino em sua produção com tingimento natural- Foto; Arquivo pessoal

Para o suporte ele usará tintas extraídas de plantas de espécies nativas do cerrado e semiárido do Piauí. Alguns exemplos são a aroeira (Schinus terebinthifolius), jatobá (Hymenaea sp.), açafrão da terra (Zingiberaceae), boldo ( Peumus boldus), casca de cebola (Allium cepa), feijão preto (Phaseolus vulgaris), rosa-do- deserto ( Adenium obesum), cajuí (Anacardium occidentale), alecrim (Salvia rosmarinus), romã (Punica granatum), repolho roxo (Brassica oleracea), angico preto (Anadenanthera peregrina), manga (Mangifera indica), entre outras.

Seu ofício faz arte em qualquer material de tecido. “A produção artesanal é 100% ecológico. Produzo camisetas, lenços, shorts, vestidos, toalhas, e faço também a customização em peças já usadas ou velhas”, garantiu. O altoense mesmo faz a coleta das plantas. Seu trabalho é fruto da capacidade de inovação e adaptação da moda com menor impacto ambiental.

“Não adiciono substâncias químicas, é um método natural que leva em média, entre 8 a 10 dias para a peça ficar pronta”, explicou. Para chegar ao resultado que se vê nas roupas, Severino utiliza uma técnica criativa de extração da tinta. “Consiste na utilização de plantas oriundas da natureza. A exemplo, coloco a casca de cebola na água de preferência morna ou aquecida na luz solar, assim como as cascas em geral”, ensina.

Peças exploram as formas da natureza, linhas e curvas- Foto: Arquivo PessoalGosto ecológico faz sucesso

Para criar os desenhos e formas, ele se inspira nos tons e cores da natureza, nas diferentes manifestações da vida, na diversidade das plantas. “Fica um tingimento diverso, com formas variadas com dégradé, Tye dry, linhas e curvas diferenciadas”, cita.

O sucesso das peças vem crescendo a cada dia e conquistando o público no Brasil. Os muitos apreciadores, ao adquirirem o produto, compartilham a ideia do piauiense. “As vendas estão aquecidas, mesmo diante do cenário atual, independente da estação do ano”, contou otimista. O trabalho de Manoel pode ser conferido através do instagram @msestampariaartesanal-instagram e do WhatsApp (+55 86 99432-4523).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES