Artista piauiense participa da Exposição ‘Meninas’ de Velásquez

Ao todo, 21 artistas, músicos, chefs, desportista, dentre personalidades internacionais e nacionais também irão “vestir” as Meninas. Três brasileiros estarão presentes na Mostra.

Nonato Oliveira, artista piauiense | Arquivo pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ir à Madrid e não posar ao lado de uma das “ meninas” é como ir à Roma e não ver o Papa.  As esculturas reinterpretam a tela de Diego Velásquez, pintada em 1656, podem ser vistas em lugares emblemáticos da capital da Espanha trazendo cor e criatividade às ruas. Este ano, a 4ª edição do Projeto Madrid Gallery (MMG)  - Uma Janela para o Mundo - contará com a participação do artista plástico piauiense, Nonato Oliveira, que “vestirá” uma das esculturas com cores brasileiras e inspiração no folclore nordestino. O anúncio oficial dos participantes da Mostra 2021 acontece na próxima quarta-feira (27), durante coletiva de imprensa, em Madrid e outros dois brasileiros também estarão presentes na Mostra.

A participação brasileira no projeto Meninas Madrid Gallery tem apoio institucional da Embaixada do Brasil na Espanha y Andorra. Além de integrar a  programação alusiva ao bicentenário da independência brasileira, em 2022, a presença do Brasil no MMG também fortalece a imagem positiva do país como um dos mais atrativos destinos turísticos  do mundo. O projeto Brasil no MMG é uma  realização da Paradigma Group Solutions.

Nonato Oliveira | FOTO: Arquivo pessoal

As esculturas medem 1,80 metros de altura e serão instaladas em espaços públicos e possibilitam livre apreciação. O tema desde ano propõe um encontro com a diversidade, à integração, a tolerância, a diversão, a beleza, o entretenimento e a multiculturalidade.O MMG conta com o apoio da Prefeitura de Madrid e faz parte do Projeto Madrid Capital da Moda e da Associação Empresarial do Comércio Têxtil, Acessórios e peles (ACOTEX). “O objetivo é celebrar o encontro entre a Arte e os cidadãos convertendo a cidade em um museu ao ar livre”, diz Antônio Azzato, criador e diretor da Exposição.

Recursos arrecadados serão revertidos a vítimas do vulcão Cumbre Vieja

Além de divulgar formas de  Arte e Cultura de vários países, o projeto também tem caráter filantrópico.  Desde a primeira edição do ‘Meninas Madrid Gallery’, em 2018, até hoje, já foram arrecadados mais de 500 mil euros, que são repassados para Organizações Não Governamentais. Nesta edição, os recursos oriundos de patrocínio de empresas privadas e governamentais contemplarão entidades que ajudam a população de La Palma, na Ilha das Canárias, atingida pela erupção do Vulcão Cumbre Vieja, iniciada há um mês.

Ao todo, 21 artistas, músicos, chefs, desportista, dentre personalidades internacionais e nacionais também irão “vestir” as Meninas. Com tantas nacionalidades presentes, a Mostra promete exaltar as culturas que fazem a cidade de Madrid. “Cada peça é uma forma de ver o mundo”, defende Azzato, engenheiro industrial venezuelano que, encantado pela obra de Velásquez exposta no Museu do Prado, começou a fazer as esculturas de fibra de vidro e espalhou as “meninas” pelas calles de Madrid. Assim surgiu o projeto que já resultou na produção de 200 modelos e é considerado uma das atrações da cidade espanhola.

Nonato Oliveira | FOTO: Arquivo pessoal

Sobre Nonato Oliveira

Nonato Oliveira, 72. Artista plástico, nascido em São Miguel do Tapuio, estado do Piauí. Seu estilo é caracterizado como uma mistura de primitivo com expressionista. As cores vivas e fortes são  usadas para expressar temas como a seca, a fome, a cultura popular, a religião e o folclore. Inaugurou no Piauí uma espécie de regionalismo sofisticado, tendo sido um dos pioneiros nesta abordagem das artes plásticas no Nordeste. Com uma pintura ímpar, de estilo peculiar claramente reconhecido, já participou de mais de 80 exposições, no Brasil, Estados Unidos e na Europa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES