Artistas piauienses comemoram o forró como patrimônio imaterial

Dia Nacional do Forró é comemorado nesta segunda-feira, 13 de dezembro em homenagem ao aniversário do cantor Luiz Gonzaga do Nascimento

forro | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia Nacional do Forró é comemorado nesta segunda-feira, 13 de dezembro. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário do cantor Luiz Gonzaga do Nascimento, o eterno Rei do Baião. Apesar de Luiz Gonzaga ser o precursor do ritmo, a gênese da expressão artística genuinamente nordestina é antiga. Ela começou a tomar forma em bailes populares de Pernambuco no final do século XIX, conhecidos como forrobodó” e “forrobodança”.

Por representar um ritmo musical, estilo de dança e várias outras manifestações culturais nordestinas, pode ser caracterizado como a essência da identidade cultural do Brasil. Recentemente, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu o forró como Patrimônio Cultural do Brasil. A decisão agradou músicos e os apaixonados pelo gênero.

Ivan Silva, maestro da Arquestra Sanfonica de Teresina - Foto: Divulgação

Para o Sanfoneiro Ivan Silva, coordenador e maestro da Orquestra Sanfônica de Teresina, o 'super gênero' é uma herança deixada para todos os brasileiros. Segundo ele, o reconhecimento da importância do forró deve ser exaltado. "Eu acho que o forró é algo que já nasce naturalmente dentro do nordestino. A minha vida é um exemplo disso, conheci a sanfona ainda criança e hoje trabalho há mais de 30 anos com ela", destaca.

Na Orquestra de Teresina, Ivan realiza um trabalho conjunto com 14 sanfoneiros dedicados à música brasileira. Questionado sobre o que Luiz Gonzaga acharia das recentes variações de forró, Ivan, fã do Rei do Baião, acredita que o artista estaria realizado e celebrando a renovação e resistência do forró ao longo do tempo.

 Por falar em resistência, Wilson Seraine, pesquisador da vida e obra de Luiz Gonzaga, possui o melhor destino para admiradores da vida e obra de Luiz Gonzaga. Idealizador do projeto Procissão das Sanfonas de Teresina, Wilson possui um museu particular em casa dedicado ao Rei do Baião. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES