Ator Chico Diaz se apresenta em Teresina no Festival Lusófono

O personagem reflete o complexo comportamento da sociedade ocidental

A Lua vem da Ásia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Confinamento, solidão, lucidez, loucura e criação como salvação. Em um universo surreal e ao mesmo tempo real, o ator, dramaturgo, diretor e produtor, Chico Diaz, apresenta o espetáculo “A lua vem da Ásia” no Festival de Teatro Lusófono (FestLuso), que acontece em Teresina entre os dias 22 e 28 deste mês, com patrocínio do Governo do Estado do Piauí e Equatorial-PI. 

Chico Diaz tem mais de 40 anos de carreira nas artes audiovisuais, com participação em mais de 80 filmes, 22 novelas e inúmeras peças teatrais. Em Teresina, sua apresentação será no dia 24 de novembro, a partir das 19h no Theatro 4 de Setembro. A entrada é gratuita, mas será exigido o cartão de vacinação com as duas doses. 

A peça retrata o diário de um homem hospedado em um hotel de luxo – ou talvez um campo de concentração ou um manicômio. Tendo a loucura como tema central, o protagonista enfileira recordações (ou alucinações?) de suas passagens por diversos países, tornando-se o narrador de um mundo governado pela lei do absurdo, mas que parece assustadoramente semelhante à nossa normalidade.

“É preciso gritar. Como artista, é obrigação gritar. O grito foi dado ao homem; é uma forma de defesa como outra qualquer”, explica o ator Chico Diaz sobre o motivo para encenar a peça “A lua vem da Ásia”, que ele mesmo adaptou do romance homônimo do escritor mineiro Walter Campos de Carvalho (1926-1998). 

Mais sobre “A lua vem da Ásia”

O romance de Campos de Carvalho é um livro limite: o que está durante todo o tempo por um fio é a capacidade do homem de ser livre e de pensar livremente. O personagem, encerrado na voz de uma primeira pessoa narrativa, inicia seu ambicioso projeto de libertação a partir da própria linguagem, pois a expressão é o seu único escape. O personagem reflete o complexo comportamento da sociedade ocidental a partir da expansão da cultura de massa, marcado pelo isolamento e perda do sentido de coletivo, pela desmaterialização da realidade e pela fragmentação do indivíduo.

A peça “A lua vem da Ásia”, assim como o livro, levanta questões sobre os limites do poder, das hierarquias e o lugar de cada cidadão na sociedade.

Chico Diaz na peça A Lua vem da Ásia (Divulgação)

O livro e o autor

Publicado originalmente em 1956, o livro “A Lua vem da Ásia” marca o nascimento da narrativa surrealista de Walter Campos de Carvalho (1926-1998), escritor mineiro radicado em São Paulo. Autor de pelo menos quatro pequenas obras-primas da literatura brasileira - “A Lua vem da Ásia” (1956), “Vaca de nariz sutil” (1961), “A chuva imóvel” (1963) e “O púcaro búlgaro” (1964) –, faleceu em 1998, após abandonar a literatura como profissão. Apesar de notório mau-humor, o escritor - o primeiro, e talvez o último escritor surrealista do Brasil - tinha no riso o seu instrumento de crítica. O riso como uma forma de apontar as falhas da sociedade de massa, consumista e belicosa. Em seus textos, pretendia trabalhar a demolição de todos os valores burgueses através do nonsense; a redução do amor à sua forma fisiol&oa cute;gica: o sexo; a redução da vida à morte.

Histórico da peça

A peça estreou em 2011, no CCBB do Rio de Janeiro, e percorreu também as unidades de Brasília e São Paulo, sempre com sucesso de crítica e público. Voltou a fazer novas temporadas ao longo dos anos, sendo apresentada em 2020 no projeto #EmCasaComSesc, criado por ocasião da quarentena e recentemente fez parte da programação no 38º Festival de Almada em Portugal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES