Atriz Juliana Paes lança no Rio campanha da amamentação

Gestantes e bebês ganham guia de direitos na semana da amamentação

Ministro Padilha e a atriz Juliana Paes | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta segunda-feira (1°) no Rio a campanha da Semana Mundial de Amamentação. Ao lado da atriz Juliana Paes, que é madrinha da campanha deste ano, Padilha apresentou o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, uma cartilha que informa os direitos das mães à amamentação.

?É de fundamental importância que todos os segmentos da sociedade ajudem as mães na superação dos obstáculos que muitas vezes as impedem de continuar amamentando seus filhos", afirmou Padilha. Durante a apresentação da campanha, Juliana contou que amamenta o filho Pedro, de oito meses.

"Desde que engravidei do Pedro, eu queria muito ter parto normal e amamentar. O parto normal não foi possível, mas amamentar eu consegui. O Pedro vai fazer oito meses e adora mamar no peito", contou a atriz. A semana da amamentação é comemorada anualmente e este ano será do dia 1° a 7 de agosto.

Entre as informações apresentadas no guia estão os benefícios do aleitamento materno. De acordo com o Ministério da Saúde, amamentar é a forma mais eficaz para a redução da mortalidade infantil, além de proteger a criança de inúmeras doenças.

Licença maternidade

De acordo com Padilha, o ministério faz campanha também para que as empresas adotem a licença maternidade de seis meses, tempo ideal de amamentação, segundo os médicos.

Segundo o ministério, o ato de amamentar ajuda a mãe na perda do peso após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia. Além disso, amamentar diminui o risco de diabetes, de câncer de mama e de câncer de ovário.

Durante o lançamento da campanha, estavam presentes outras autoridades, como o secretário de Saúde do Rio, Sérgio Cortês e crianças acompanhadas de suas mães, que foram acompanhar a cerimônia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES