Autor de “A Favorita” diz que quer provocar o público com revelação de Flora

A jornalista Maíra (Juliana Paes) vai descobrir a verdade sobre o assassinato

Autor de "A Favorita" diz que quer provocar o público com revelação de Flora como assassina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O autor de A Favorita, Jo?o Emanuel Carneiro, sabe que traiu grande parte do p?blico no cap?tulo de ter?a-feira da novela, ao mostrar o lado assassino de Flora (Patr?cia Pillar). E era isso que ele queria. No dia seguinte ao cap?tulo de maior ibope da novela at? agora (46 pontos de m?dia), Jo?o Emanuel contou que, agora, inaugurou uma "nova novela".

"A trama ? uma grande provoca??o ao folhetim tradicional. V?o reclamar, me xingar, dizer que sou o pior escritor do mundo. Mas, por provocar o p?blico, minhas novelas foram sucesso", diz o autor de Cobras e Lagartos e Da Cor do Pecado.

"O p?blico foi enganado por Flora, assim como a Irene (Gl?ria Menezes). O p?blico foi agredido, como eu fui", dramatiza. Pois os espectadores ainda v?o sofrer muito: at? a reden??o, Donatela vai fugir da cadeia e se envolver com Augusto C?sar (Jos? Mayer). Mas Flora n?o ter? final feliz: mais adiante na novela, a vil? ficar? louca. "Ela vai desenvolver um quadro cl?nico de loucura", diz o autor.

O autor n?o respondeu ao mais novo mist?rio da trama - Marcelo morreu porque descobriu que tinha sido enganado por Flora e Lara n?o era sua filha? -, mas deu dica preciosa. "N?o vou responder isso nunca, sen?o minha novela acaba em dois meses", disse no encontro com a imprensa, em hotel no Leblon, Rio de Janeiro.

Com o assassinato desvendado e Donatela no fundo do po?o, a novela entra em novo est?gio: "S?o tr?s atos, um terminou ter?a-feira. O novo vai at? Donatela conseguir reaparecer", conta. "Neste segundo, o espectador sabe, mas os personagens, n?o. No terceiro, todos v?o saber", explica o autor, adiantando que a onda de crimes n?o p?ra por a?.

A jornalista Ma?ra (Juliana Paes) vai descobrir a verdade sobre o assassinato, e Flora se v? "obrigada" a mat?-la. "Ela ? atropelada e vai parar no hospital. Flora vai cortar os tubos", diverte-se Jo?o, negando que a vil? seja serial killer. "Serial killer mata sem motiva??o. Flora ? esquizofr?nica, quer conseguir tudo o que ? da Donatela", explica ele.

Para o autor, Flora ? um "anjo mau" e a mocinha foi uma "coitada". "Donatela n?o fez nada de muito errado at? agora, perseguiu a outra com raz?o. Foi coerente. S? que ela era a rica", diz Jo?o, reconhecendo que errou a m?o e distanciou Donatela do p?blico ao faz?-la rica demais.

"As pessoas t?m dificuldade enorme de perdoar o rico. Se soubesse disso, n?o a colocaria t?o rica. Quando teve a trama dos US$ 22 milh?es (que Donatela tem no exterior) minha empregada, meu porteiro ficaram com um ?dio desse dinheiro. Esses 22 milh?es podiam ter sido uns 200 mil".

O autor - que s? decidiu quem seria a vil? ap?s a exibi??o dos primeiros cap?tulos - contou que Patr?cia Pillar e Claudia Raia descobriram a verdade nesse momento. Al?m das duas, o int?rprete de Silveirinha, Ary Fontoura, o diretor Ricardo Waddington e poucas pessoas ligadas ao autor sabiam. "Falei para tr?s pessoas, mas com juramento de morte", brincou.

Com m?dias no Ibope entre 35 pontos (na estr?ia, a pior de uma novela das 21h) e 46, com 65% de participa??o, ter?a-feira, Jo?o Emanuel n?o sofreu press?o da emissora. "A Favorita tem a mesma audi?ncia das duas anteriores", disse, referindo-se a Para?so Tropical e Duas Caras.

Nesse in?cio de novela, por?m, tem visto os cap?tulos ao vivo, ao lado do aparelho que mostra a oscila??o do Ibope. "Mas n?o gosto, me angustia muito, me faz mal. Vou voltar a ver s? o cap?tulo gravado, como prefiro", conta.

Ele se impressiona com o aumento da cobran?a na imprensa em rela??o ? ?poca em que fazia novela das 19h. "Ali tem descompromisso muito maior. A novela das 20h ? um p?blico que senta para assistir, tem opini?o cr?tica sobre aquilo e em rela??o a mim. Sou uma figura comentada, o que n?o era na das 19h. Ali o foco era na fam?lia Sardinha, no Foguinho. Aqui n?o, ? o Jo?o. Isso ? mais aflitivo", reconhece. "Quem escreve novela sabe como ? dif?cil. N?o ? como um mandato no Senado."

Novela vai ter um "Palace 2"

Constru?do por Romildo (Milton Gon?alves), o pr?dio de Dulce (Selma Egrei) vai desabar, numa refer?ncia ao caso do edif?cio Palace 2, que caiu em 1998.

Cassiano (Thiago Rodrigues) vai ter sucesso como cantor. Seu pai, ?tila (Chico Diaz), fica com inveja. O pai e a irm? de Dodi (Murilo Ben?cio) v?o entrar no cap?tulo 100. Silveirinha deve namorar a mo?a e o pai de Dodi roubar a noiva do filho.

Leonardo (Jackson Antunes) vai ficar obcecado por Estela (Paula Burlamaqui), que se apaixonar? por Catarina (Lilia Cabral). Por?m, o autor n?o decidiu se esse amor ser? correspondido. A cozinheira se mudar? para a vizinhan?a e abre restaurante. L?o far? serenatas para Estela, humilhando Catarina.

Elias (Leonardo Medeiros) vai ser tra?do. A mulher do prefeito, Dedina (Helena Ranaldi), vai se envolver com Dami?o (Malvino Salvador). Augusto C?sar (Jos? Mayer) vai se apaixonar por Donatela, acreditando que ela ? Rosana (Giulia Gam). Lara continua entre Halley e Cassiano. Copola(Tarc?sio Meira) vai ter romance tempestuoso com Irene (Gl?ria Menezes).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES