Balé da Cidade de Teresina compartilhará aula com Companhia da Bahia

O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) é uma companhia pública de dança contemporânea, vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia

Parceria | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Balé da Cidade de Teresina irá participar da quarta edição da série “BTCA Convida”, que acontece entre os dias 14 e 17 de setembro, às 14h30. O BTCA Convida  é um projeto de iniciativa do Balé Teatro Castro Alves, de Salvador-BA, que investe em trocas com companhias do Brasil e de outros países, mesmo que a distância. Nestas parcerias, são realizadas aulas, conversas e outras práticas de compartilhamento de conhecimentos, sempre abertas ao público de profissionais, estudantes e demais interessados pelo universo da dança. 

O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) é uma companhia pública de dança contemporânea, vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), e conta no seu repertório com mais de 90 montagens de importantes coreógrafos.  

O convite aconteceu após bailarinos do BTCA assistirem ao espetáculo on-line Morada, de criação de Janaína Lobo e realização do Balé da Cidade de Teresina. “Após a apresentação, realizamos um momento de bate-papo e, em um desses momentos, veio o convite. Bailarinos do Balé da Cidade irão ministrar aulas e também assistiremos aulas do Balé Castro Alves. Será uma troca interessante e enriquecedora facilitada pelos meios digitais”, explica Chica Silva, diretora do Balé da Cidade. 

Irão ministrar as aulas a bailarina, coreógrafa, diretora artística e rainha de quadrilha Jeciane Sousa e o bailarino e profissional de educação física Felipe Rodrigues. Os integrantes do Balé da Cidade irão dar aula de jazz e dança contemporânea, respectivamente. Além disso, todos da Companhia poderão assistir as aulas de pilates e balé clássico do BTCA. 

Jeciane irá trabalhar com eles suas vivências no jazz e experiências em dança. “Irei apresentar uma aula de jazz atravessado de vários estilos que são da minha vivência de danças urbanas. A minha intenção é trabalhar com ele o corpo dentro da musicalidade, as diferentes texturas de corpo que podemos experimentar de intenção, de presença, muscular e óssea”.  

Sobre a experiência, ela conta que será interessante ver essas texturas em corpos diferentes. “Eu já conheço a individualidade de cada bailarino com que já trabalho e vendo outros bailarinos, que tem outras vivências, outros corpos, vai ser muito legal. Isso pode abrir muito mais o leque de possibilidades para mim, onde poderei visualizar melhor como funcionará com eles e também ajudar eles a explorar isso em seus corpos partindo da minha aula”, comenta. 

Já para o bailarino Felipe, essa troca veio na hora certa. “Faz sentido fazer sentido com outros corpos. A gente já vem se misturando e sentindo com alguns desde o primeiro contato na conversa do Morada. Faz muito tempo que a gente não troca com outras Companhias. Vir de um jeito tudo tão rápido me deixa muito feliz porque eu vejo vontade e querer e isso só reafirma o que estamos fazendo. E, sem dúvidas, vai ser mais uma vivência inesquecível”, complementa. 

Programação do “BTCA Encontros” – 4ª edição 

Com: Balé da Cidade de Teresina 

14 de setembro: Aula de Balé Clássico com Leonard Henrique 

15 de setembro: Aula de Pilates com Ticiana Garrido 

16 de setembro: Aula de Jazz com Jeciane Sousa 

17 de setembro: Aula de Dança Contemporânea com Felipe Rodrigues 

Horário: 14h30 

Onde: Exibição em sala virtual na ferramenta Zoom Meeting 

Necessária inscrição através de link disposto das 9h às 11h no dia de cada atividade nas redes sociais do BTCA 

Sujeito à lotação 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES