Balé da Cidade de Teresina estreia Morada, uma dança totalmente online

O Morada é uma casa imaginária, construída e mostrada a partir do desnudar da intimidade de cada bailarino

Balé | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No período de 30 de julho a 02 de agosto, o Balé da Cidade de Teresina lança o Morada, uma experiência em vídeo criada pela artista da dança e coordenadora artística da Companhia, Janaína Lobo. Morada será exibido através da plataforma zoom, às 16h30. 

“Estamos vivendo um momento atípico e todos tivemos de nos adaptar a ele. O Balé da Cidade, mesmo tendo um trabalho que sempre foi voltado para o presencial, não deixou de ensaiar e criar neste período de isolamento social. E o Morada é um possível resultado desse momento, um rastro deixado para o futuro. Ele é um acontecimento em dança criado e performando ao vivo. Toda essa experiência foi pensada para manter o ao vivo, que é tão importante para as artes da presença, como é o caso da dança”, explica Janaína Lobo.

O Morada é uma casa imaginária, construída e mostrada a partir do desnudar da intimidade de cada bailarino, assim como um quebra-cabeça com diversas possibilidades de se montar. É performar o lugar onde sempre vivemos e voltamos, mas nunca foi de fato habitado pela Companhia como possibilidade de criação. Ele é dividido em quatro episódios, como uma série, são eles: “Plantas e Furações”, “Ainda Sonhamos Enquanto Vivemos?”, “Um Vôo Azul” e “Extrapolar as Paredes”. Esses episódios são autônomos, você pode escolher o(s) que pretende ver e todos eles juntos formam um espetáculo expandido. Essa experiência será dançada para o público em plataforma de videochamada nos  dias 30 de julho a 2 de agosto, um episódio por dia.

Os ingressos já estão disponíveis no Sympla e, ao comprá-lo, o público estará ajudando os grupos Cultura Solidária e Diverse Grupo, respectivamente, organizações filantrópicas que apoiam artistas e pessoas LGBTQI+ afetados pela pandemia. Link: https://www.sympla.com.br/morada-bale-da-cidade-de-teresina__899427 

“O acesso ao trabalho é via contribuição voluntária. O que for arrecadado com a venda dos ingressos será destinado a instituições filantrópicas voltadas para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade e estão desassistidas e sem renda devido a pandemia. São várias faixas de contribuição que o público escolhe ao adquirir o seu ingresso para o Morada”, diz Janaína.

Sobre a Companhia

O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de dança Contemporânea que vem atuando no cenário artístico local e nacional, contribuindo com o desenvolvimento e aprofundamento da dança piauiense. Vem aproximando a dança da cidade através da sua atuação compromissada em diferentes ações, como temporadas de apresentações públicas, conversas e formação continuada.

O Balé da Cidade de Teresina conta com 18 bailarinos e é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina. Tem direção geral de Chica Silva, coordenação artística de Janaína Lobo e ensaios de Carla Fonseca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES