BBB21: Tricologista fala sobre falhas na cabeça de Lucas Penteado

Fatores emocionais podem desencadear ou agravar o quadro

o estresse potencializa a provável alopecia areata | reprodução/Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lucas Penteado tem dado o que falar no BBB 21. Além das polêmicas e confusões que o ator protagonizou, as falhas na cabeça dele tem chamado atenção do público. A tricologista Viviane Coutinho diz que o quadro tem todas as características de uma alopecia areata.

"Qualquer diagnóstico de disfunção capilar é necessário ser feito presencialmente e através de exames físicos,  tricoscopia,  e às vezes biópsia.  Porém,  com a vivência podemos dizer que as características são muito semelhantes a alopecia areata, que é classificada por uma doença inflamatória que pode ser assintomática ou vir inicialmente através de uma coceira e/ ou queimação", explica a profissional.

Ela enfatiza que é importante salientar que essa inflamação torna inativo os folículos pilosos , fazendo esses cabelos caírem em falhas circulares.  "Em pequenos números ou evoluírem para perda total de cabelos e/ou os pelos do corpo também".

reprodução/Instagram 

Segundo Viviane, fatores emocionais podem desencadear ou agravar o quadro. "Esse momento em que Lucas está vivendo pode potencializar ainda mais essa disfunção".

A alopecia areata acomete cerca de 2% da população. De acordo com Coutinho o problema pode afetar ambos os sexos, todas as raças e surge em qualquer idade

"Porém, em 60% das pessoas, a alopecia começa antes dos 20 anos. O mal também faz parte da genética familiar. Cerca de 40% dos diagnosticados, há outras pessoas na família com o quadro. Fatores ambientais como estresse ou presença de micro-organismo podem disparar uma resposta imunológica anômala que lesa o folículo. Cerca de 10% dos pacientes podem desenvolver formas graves de alopecia crônica", esclarece.

Viviane fala que é necessário procurar um profissional para que ele prescreva qual será o tratamento.

"Os tratamentos consistem desde injeções com cortisona , aplicações tópicas e terapias capilares que equilibram microbiotas, reduzem processos inflamatórios e automaticamente repelem os fios. O ideal é sempre procurar ajuda profissional ao perceber qualquer alteração na sua saúde capilar", conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES