Beija-Flor é a campeã do carnaval 2018 do Rio de Janeiro

Escola falou sobre intolerância e corrupção

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A escola de samba campeã do Carnaval de 2018 no Rio de Janeiro é a Beija-Flor de Nilópolis. A escola apresentou o enredo "Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu”, baseado no livro de terror Frankenstein, de autoria de Mary Shelley, que completou 200 anos. O segundo lugar ficou com a Paraíso do Tuiuti. 

Na obra, um cientista dá vida a uma criatura construída com partes de pessoas mortas, tornando-se uma figura feia. No desfile, a figura foi usada para críticas a problemas sociais como corrupção e desigualdades.

A Beija-Flor fez um paralelo entre o romance "Frankenstein” e as mazelas sociais brasileiras. Corrupção, desigualdade, violência e intolerâncias de gênero, racial, religiosa e até esportiva formaram o cenário de "Brasil monstruoso".

As escolas de samba são avaliadas em nove quesitos: alegorias e adereços, bateria, fantasia, samba-enredo, comissão de frente, evolução, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e enredo.

A Beija-Flor tem agora 14 títulos no Grupo Especial do Rio - só fica atrás da Portela e da Mangueira no total de vitórias.

Rebaixadas

As escolas de samba Império Serrano e Grande Rio foram rebaixadas para a Série A do carnaval do Rio depois de ficarem em 13º e 12º respectivamente, na apuração das notas do Grupo Especial. As duas escolas já começaram a apuração com menos pontos, penalizadas por estourarem o tempo do desfile. O Império perdeu 0,2 pontos e a Grande Rio 0,5 pontos.

A Grande Rio, que defendeu enredo sobre Chacrinha, foi prejudicada porque o último carro quebrou na concentração, a 500 metros da entrada da Marques de Sapucaí.

Já o Império Serrano apresentou enredo sobre a China. A escola tinha acabado de voltar para o Grupo Especial após 7 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES