Brasil testa medicação para prevenir o vírus da Aids

Pesquisa mundial quer provar que antirretrovirais podem ajudar no combate ao HIV

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores brasileiros estão estudando uma nova medicação oral que, se tomada diariamente e combinada com o uso da camisinha, pode evitar a infecção pelo HIV em pessoas saudáveis. Se os resultados forem positivos, será uma nova arma no combate a Aids, ao lado do preservativo ? ainda o único método comprovado de prevenção.

A fase de testes em humanos do estudo inédito Iniciativa Profilaxia Pré-Exposição (iPrEx), promovido pelo governo norte-americano em parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates e coordenada pela Universidade da Califórnia, em São Francisco, foi concluída e a pesquisa acaba de entrar na fase de tabulação de dados. Os primeiros resultados, espera-se, devem sair até o final do ano. No total, 11 centros de pesquisa no mundo todo participam do trabalho, em seis países - além do Brasil, os EUA, Tailândia, África do Sul, Peru e Equador participam.

Três centros de ensino e pesquisa do país estão avaliando 350 homens que fazem sexo com homens. Os voluntários, todos saudáveis e não infectados pelo HIV, foram recrutados pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) para o estudo, aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

Metade recebeu um comprimido diário da combinação de dois antirretrovirais e orientações sobre o uso da camisinha, entre outros cuidados. A outra metade, um comprimido de placebo (substância sem efeito) e também orientações sobre a necessidade do preservativo para o sexo seguro, entre outras recomendações. O estudo durou um ano e meio.

Os medicamentos antirretrovirais impedem a multiplicação do vírus HIV no organismo. Com isso, a defesa do corpo melhora e o portador corre menos riscos de desenvolver outras doenças.

Na fase de tabulação dos resultados, será comparado o eventual número de casos de contaminação pelo HIV em cada grupo, para se verificar a eficiência dos remédios. O estudo previa que os voluntários fizessem testes frequentes de HIV e que, em caso de contaminação, fossem retirados da pesquisa e recebessem tratamento.

De acordo com o principal pesquisador no Brasil, o infectologista Esper Kallas, da USP, trabalho semelhante com as mesmas drogas em macacos mostraram eficácia.

- Caso haja eficácia [em humanos], será um importante passo para provar que os medicamentos podem também ser usados como prevenção antes da exposição ao vírus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES