Bráulio Bessa apresenta “Poesia que Transforma” no Centro de Convenções

O CCT ficou repleto de fãs e admiradores de poesia, da identidade nordestina, literatura de cordel e, claro, do “poeta influencer”

Bráulio Bessa fez palestra no Centro de Convenções de Teresina | Ravena Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Convenções de Teresina recebeu na tarde deste sábado (11) a palestra “Poesia que Transforma”, com Bráulio Bessa, que mostra como a poesia mudou a vida do "poeta influencer". Com composições especiais, o autor conta sua história de vida e todas as vivências marcantes. Das origens no interior do Ceará, até se tornar um dos artistas mais populares do país, com apresentações em rede nacional. 

A produção faz parte da "Maratona do Conhecimento", apresentada pelo Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O CCT ficou repleto de fãs e admiradores de poesia, da identidade nordestina, literatura de cordel e, claro, de Bráulio Bessa. 

Bráulio Bessa apresenta "Poesia que Transforma" no palco do teatro do Centro de Convenções de Teresina. Crédito: Ravena Lages.

Para Bráulio, "a poesia move, cura e salva". 

"Minha experiência com o processo de transformação através da palavra, da prosa e da palavra é minha própria história. Eu era uma criança que pegou um livro de poesia e decidiu ser poeta. O que eu trago na palestra é o processo de transformação do ser humano, que pode transformar outras vidas”, explica.

Para ele, a fama traz consigo uma grande responsabilidade. 

“No meu primeiro livro eu disse que quanto maior o peso que levamos nas costas, maior a força que criamos nas pernas. Eu olho para meu trabalho com cuidado por observar o impacto que minhas palavras têm. Isso porque estou na livraria, na televisão”, observa.

A amplitude da poesia de Bessa é impressionante e atinge todas as idades. 

“Fico emocionado em ver idosas de 80 anos que retornam a ler com um livro meu. Ou a criança que vai na televisão declamar um poema meu. Isso é gratificante”, reconhece o autor.

Fãs prestigiam a palestra de Bráulio Bessa 

A poetisa Flávia Nascimento chegou cedo para assistir à palestra "Poesia que Transforma", de Bráulio Bessa. "Eu sou fã dele. Eu também faço poesia e estou aqui para prestigiar. A poesia transformou minha vida. Tenho problemas com bebida, ansiedade e depressão. Fui salvo por Deus e pela poesia. Hoje eu transcrevo minha mágoa, rancor e amor à poesia. Bráulio Bessa é meu grande professor e poeta”, revela. 

Flávia Nascimento é poetisa e muito fã de Bráulio Bessa. Crédito: Ravena Lages.

A professora Sila Toledo explica que a poesia dá sentido à vida. “A gente precisa da poesia assim como precisamos do ar para respirar. A qualquer hora a gente pode ouvir e fazer poesia. Sou fã dele há muitos anos e acompanho nas redes sociais, além do primeiro social dele com a esposa. Hoje é um momento maravilhoso de conhecer pessoalmente e ver a palestra. Tenho um livro dele que tenho muito carinho que um carinho na alma. É um livro de cabeceira”, afirma. 

Professora Sila disse que a poesia é vital. Crédito: Ravena Lages. 

Jhonnes Sousa, estudante e poeta de 19 anos, conta que a admiração por Bessa cresce todos os dias. "Minha grande inspiração é o Bráulio, eu me tornei poeta por causa dele. Viva a poesia, viva a literatura de cordel!", disse. 

Jhone, de 19 anos, também é poeta. Crédito: Ravena Lages.

Os professores Manuel Gonçalves e Ana Carolina revelam a importância do CCT em promover cultura e conhecimento. "Teresina estava carente de eventos culturais como esse", disse Manuel. "Para nós é uma satisfação estar aqui para ver o Braulio", finalizou Ana Carolina. 

Educadores prestigiaram a palestra. Crédito: Ravena Lages.

Programação especial no Centro de Convenções de Teresina 

A programação do Centro de Convenções de Teresina (CCT) está para lá de especial. Tem show gospel com Gabriel Guedes, dia 17 de junho. Dia 18 tem a peça "5 Homens e 1 Segredo". Dia 25 de junho, show com Vanessa da Mata. No dia seguinte tem o musical infantil "Três Palavrinhas". E a programação continua em julho. 

Em alusão ao mês do rock, o CCT apresenta dois eventos: dia 1º, o show Titãs - Trio Acústico, comemorando os 40 anos de carreira de uma das maiores bandas do rock nacional; além disso, dia 10 de julho tem o concerto "Rock Sinfônico", apresentado pela Orquestra Sinfônica de Teresina (OST), com participação especial de Luana Campos, Flávio Moraes e o guitarrista André de Sousa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES