Cameron Diaz diz que não usa desodorante; veja prós e contras

Especialistas explicam a diferença entre os produtos e ensina como escolher

Cameron Diaz | Reprodução/internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A atriz Cameron Diaz declarou que não usa desodorante há mais de 20 anos. Em entrevista ao site norte-americano ?E!Online?, ela disse que não acredita as pessoas fedem porque usam desodorante. ?Isso preserva o cheiro no local, deixe para lá e apenas apare os pelos da axila?, completou.

A farmacêutica Sirlene Costa, da Botica Beleza, Mizue Kishi, da Yakult Cosmetics, e dermatologista Ana Carolina Rocha explicam as diferenças entre os produtos disponíveis no mercado e lista prós e contras.

Como funciona

Segundo a especialista, o desodorante tem ação bactericida, matando as bactérias que, em contato com o suor, provocam o mau cheiro. ?O antitranspirante combate o excesso de suor, bloqueando glândulas sudoríparas, o que evita também o mau cheiro porque sem suor não há alimento para as bactérias", explica Mizue. A versão antiperspirante é aquele que tem ação bactericida e impede a transpiração.

Como escolher

A primeira dica das especialistas é não escolher o produto apenas pelo perfume. Pessoas com pele sensível, por exemplo, devem priorizar substâncias como leite de rosas e polvilho antisséptico. Produtos com alantoína e aloe vera combatem irritações da pele.

De acordo com as especialistas a ação do produto varia de acordo com o suor de cada pessoa e da eficácia do desodorante. Segundo a dermatologista Ana Carolina Rocha, os desodorantes antitranspirantes costumam ter efeito mais prolongado, podendo inclusive ser usados apenas uma vez ao dia.

Em relação ao tipo, eles podem ser em creme, que costumam ser menos agressivos á pele, ou em spray e aerossol, que tem o benefício de ter rápida absorção. Segundo a dermatologista, produtos em bastão e roll-on não são indicados. ?Eles promovem a auto-inoculação. A pessoa utiliza o desodorante uma vez e suas células mortas, suor e bactérias contaminam o produto.

Desodorante natural

Sâmia Maluf, aromaterapeuta e proprietária da By Samia, ensina receita de desodorante caseiro fácil e que não faz mal à saúde.

Ingredientes

Um leite de magnésia encontrado facilmente em farmácias

15 gotas de óleo essencial de tea tree

15 gotas de óleo essencial de lavanda

Modo de preparo

Coloque as gotas dentro do leite de magnésia, misture bem chacoalhando o frasco. Para usar, basta passar pouquinho nas axilas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES