Camila Pitanga será “invisível” em “Cama de Gato”

A faxineira “invisível” é inspirada no trabalho do psicólogo Fernando Braga da Costa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Camila Pitanga é uma negra de cabelo comprido, 1,71 m e 58 quilos. As boas curvas e a beleza, no entanto, não importam em seu primeiro trabalho como protagonista na TV e, numa missão quase impossível, devem até "desaparecer".

O motivo: ela será uma faxineira na novela das 18h da TV Globo, "Cama de Gato", que estreia no dia 5, e precisa passar despercebida. "Eu poderia me apoiar nessa qualidade [as boas curvas], mas não é o que vale ali", diz Camila, 32. "O papel me exige uma tessitura muito delicada", continua.

A faxineira "invisível" é inspirada no trabalho do psicólogo Fernando Braga da Costa em "Homens Invisíveis -Retratos de uma Humilhação Social" (ed. Globo, 2004). Por dez anos, ele trabalhou como gari na USP, sem ser notado por colegas e professores.

Camila entende. "Andava, no Projac, vestida de faxineira, e as pessoas não falavam comigo", diz. "Por um lado, isso é muito bom, porque o papel está crível, bem composto, mas, ao mesmo tempo, é aterrador como se apaga a personalidade com o uniforme", avalia.

Para criar Rose, conversou com faxineiras de empresas e viu filmes com Anna Magnani e Charlie Chaplin. Já em "Paraíso Tropical" (2007), conheceu garotas de programa para criar a prostituta Bebel.

"São temperaturas diferentes. Mesmo assim, tem a prostituta sofrida e a luminosa. Isso vale para as faxineiras. O pobre não é necessariamente contido. A Rose tem momentos luminosos, vê novela, gosta de samba, é feliz. A vaidade, lógico, não vem em primeiro plano."

"Cama de Gato", nome que custou R$ 15 mil à Globo --a emissora comprou o título, de um filme, sem anunciar para que seria usado--, é a estreia das autoras Duca Rachid, 48, e Thelma Guedes, 50, num roteiro original, supervisionadas por João Emanuel Carneiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES