Capitão Nascimento é fanfarrão, diz comandante do Bope

Capitão Nascimento é fanfarrão, diz comandante do Bope

Capitão Nascimento é fanfarrão, diz comandante do Bope | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tenente-coronel Pinheiro Neto, 43, comandante do Bope (Batalh?o de Opera?es Especiais da Pol?cia Militar do Rio), afirmou em entrevista que v? aspectos positivos no filme "Tropa de Elite" e reconhece que ? uma propaganda para a unidade. S? n?o perdoa o capit?o Nascimento, protagonista do filme. "? um descompensado, um fanfarr?o", disse em entrevista a Raphael Gomide e publicada na edi??o deste s?bado da Folha (?ntegra somente para assinantes do jornal ou do UOL).

Pinheiro Neto classificou o filme como uma "caricatura" do curso e dos batalh?es convencionais. "Foi importante por discutir a rela??o hip?crita entre consumo de droga e financiamento da viol?ncia e mostrar que bandido ? bandido. Mostra o lado ruim da PM, cruel e corrupto que existe mas tamb?m o bom. A PM ? a corpora??o que mais expurga os maus funcion?rios. Foi uma propaganda para o Bope? Posso dizer que sim."

Para ele, o Bope ? "extremamente" eficiente. Ao ser questionado se o batalh?o mata mais do que deveria, o comandante afirmou que os policiais usam "a for?a letal prevista em c?digo, quando o oponente n?o se rende ou p?e nossa vida ou a de terceiro em risco".

O comandante compara a unidade de interven?es t?ticas com a Swat, mas admite que faltam equipamentos modernos, como pequenas c?meras de infiltra??o e sensores de calor.

Ainda segundo ele, apesar de "uma s?rie de coisas a serem melhoradas", o carro blindado da PM conhecido como caveir?o j? evitou a morte de muitos policiais militares. "N?o d? para abrir m?o."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES