Carnawood é selecionada para representar o Piauí em festival nacional

O Ministério da Cultura apresentou as bandas selecionadas para o Formemus 2020

Banda Carnawood | Gelson Catatau
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Formada por Arthur Tuca Rodrigues (vocal e guitarra base), Lucas Linhares (guitarra solo), Sávio Araújo (baixo) e Dom Henrique (bateria), a banda Carnawood, de Parnaíba, foi selecionada para o circuito nacional Formemus 2020, com o videoclipe Raiz, dirigido pelo jornalista e fotógrafo Chico Rasta. O resultado com os nomes dos selecionados para o festival, cuja edição on-line ocorrerá no período de 7 a 9 de agosto, foi apresentado pelo Ministério do Turismo.

A Carnawood surgiu na segunda metade de 2015 com uma proposta de buscar dentro de cada integrante aquilo que era mais significativo em termos de identidade. "Nesse sentido, a regionalidade foi abraçada para não só dar sentido a esse processo, mas para também nos re-conectarmos com nossa origem", diz o valista Tuca Rodrigues. 

A Carnaúba é o símbolo principal e que dá nome à banda e foi escolhida por representar riqueza e beleza normalizadas e pouco reconhecidas. "A planta é conhecida por ser a “àrvore da vida”, e que dela tudo se aproveita. Porém, mesmo com tantos atrativos, é muitas vezes despercebida e desprestigiada no nosso meio. Assim também nos sentimos como músicos, e a Carnawood é uma tentativa de botar pra fora tudo o que amadurecemos durante esses quase 5 anos", comenta.

Tuca diz que a proposta do videoclipe Raiz é retratar a partir do folharal todo o contexto cultural e social do piauiense. "O folharal é um dos personagens mais famosos do Bumba-meu-boi, expressão artística que se desenvolve no norte do Piauí com muita força desde muito tempo", diz Tuca, enfatizando que essa personificação se deu no aspecto brincante e forte da "catrevagem" (como se denominam os personagem da brincadeira do boi), algo que reflete bem a alegria e resiliência do povo piauiense. O cenário, segundo Tuca, privilegiou tanto o município de Ilha Grande (Barro Vermelho), como Parnaíba (Ponte Simplício Dias) e Luís Correia (Praia do Macapá e Carnaubinha). "Escolhemos essas localidades por terem muitas carnaúbas e também por comporem boa parte do nosso litoral, a chamada região do Delta do Parnaíba", diz.

Ser selecionado para o festival foi uma grande alegria, pois representa a possibilidade de extrapolar as barreiras do estado, mostrando o trabalho da banda em evento de alcance nacional. "São muitos atores do cenário musical atual que estarão presentes nesse evento, que já contou com apresentações de Dead Fish e BaianaSystem, por exemplo, bandas com grande apelo no país. Expor nosso trabalho para um público especializado e para a apreciação de outros profissionais da área é uma grande conquista, uma honra", diz.

Banda Carnawood (Foto: Gelson Catatau)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES