Celulite não tem cura mas saúde do corpo ajuda a minimizar

Celulite não tem cura mas saúde do corpo ajuda a minimizar

Celulite vilã do corpo feminino | s
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Clássica vilã da beleza feminina, a celulite faz com que mulheres fiquem obcecadas em busca de um corpo com a pele lisinha, sem furinhos. Se tem solução? Estudos recentes apontam que não há como acabar com a celulite completamente.

?Não há tratamento totalmente eficaz?, diz a dermatologista Molly Wanner, professora da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, em reportagem publicada no New York Times. Wanner é autora de estudo que analisou todos os tratamentos estéticos disponíveis. Segundo ela, pacientes que se submeteram a vários tratamentos apresentaram uma melhora de 25 a 50 por cento. Isso não significa que todas tenham atingido este resultado.

Os temidos furinhos não perdoam: até mesmo as modelos sofrem com a celulite nos desfiles de moda-praia. Isso ajuda a derrubar o mito de que celulite está apenas relacionada a peso. Segundo a dermatologista Denise Barcelos, da Clínica Paula Bellotti, todas as mulheres podem desenvolvê-la. ?Pode ser uma alteração genética, uma predisposição à celulite chamada lipodistrofia ginóide. Mas também existe celulite que não é causada pela genética, mas por má alimentação e falta de exercício?. Barcelos concorda que não há cura, mas defende os tratamentos estéticos. ?Só a dieta ou exercícios não adiantam, porque também há a alteração no tecido adiposo. O tratamento precisa ser multifatorial?, diz.

A fisioterapeuta e terapeuta corporal Bianca Marinho não é favorável a tratamentos invasivos. Ela diz que é necessário entender o corpo de uma forma única e não pontual. ?É preciso ativar a parte fisiológica e estimular a circulação?, explica. ?A celulite não ocorre apenas em uma parte do corpo. Pode surgir no abdômen, no bumbum, na parte interna do joelho, os lugares em que a musculatura trabalha menos?, explica. Exercícios, portanto, são fundamentais. Se movimentar no dia a dia também.

Uma alimentação regrada, como uma dieta sem muito açúcar, também é fundamental. ?Você tem que antes de tudo, nutrir o corpo. Assim, terá uma resposta mais natural, aumentado sua circulação e fazendo com que as fibras musculares deslizem?, diz Marinho. E por último, evitar o o estresse, que contribuiu para a vasoconstrição, ou seja, a contração dos vasos sanguíneos. A busca é pelo equilíbrio do corpo e não apenas pela estética.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES