Cena de “Viver a Vida” em que atriz apanha de joelhos revolta o movimento negro

O motivo é a cena entre Tereza (Lilia Cabral) e Helena (Tais Araujo) quando a modelo leva um tapa da rival ao pedir perdão

Cena de "Viver a Vida" | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia da Consciência Negra, comemorado hoje, não será só de festa. Um grupo de mulheres do movimento negro promete protestar contra o autor da novela ?Viver a Vida?, Manoel Carlos, como adiantou ontem o ?Informe do DIA?. O motivo é a cena entre Tereza (Lilia Cabral) e Helena (Tais Araujo) que foi ao ar segunda-feira, quando a modelo leva um tapa da rival ao pedir perdão, de joelhos, pelo acidente da filha.

Até mesmo a cantora Preta Gil, fiel espectadora do folhetim, ficou chocada com a cena, como comentou em sua página Twitter: ?Gente, ?lerê lerê?, que foi isso? (...) Achei que estava assistindo a Escrava Isaura. Reage, Helena, levanta!?.

Para a militante do movimento antirracista e historiadora Janete Santos Ribeiro, o problema é o momento em que a cena foi ao ar: ?O autor foi infeliz ao colocar essa cena no mês da Consciência Negra, porque remete a uma memória que a gente está lutando há 500 anos para mudar?. O ator Milton Gonçalves não concorda com as acusações de racismo: ?Isso é uma novela, é para aguçar os sentimentos. Não foi uma humilhação?.

A Central Globo de Comunicação comentou a polêmica em nota: ?Respeitamos a opinião de todos, mas é importante registrar que novelas são gêneros da categoria ficção, sem compromisso com a realidade. De qualquer forma, é estranho que, mesmo na teledramaturgia, se julgue a pessoa pela cor de sua pele. Uma personagem negra pode, por exemplo, agredir uma personagem branca. Mas, por ser negra, não pode ser agredida por uma branca??. A personagem de Taís Araújo já deu uma bofetada em Luciana, filha de Tereza, representada por Alinne Moraes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES