Cerca de 130 agentes de trânsito e PM garantem a segurança do Corso 2013

Ao todo 317 policiais militares vão oferecer tranqüilidade aos foliões no dia 02 de fevereiro.

Cerca de 130 agentes de trânsito e PM garantem a segurança do corso. | Arquivo MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Carnaval é sinônimo de festa e alegria. Mas para que os foliões possam aproveitar bem o momento, é preciso organização e segurança. E o objetivo da Fundação Cultural Monsenhor Chaves e fazer com que o Corso de Teresina seja, além de o maior do mundo, também o mais seguro.

A organização do corso está trabalhando em várias frentes para garantir uma festa impecável. Duas delas têm recebido atenção especial, a do trânsito e a da segurança. STRANS E Polícia Militar estão preparando uma grande estrutura para o dia 02 de fevereiro, na Avenida Raul Lopes.

De acordo com o Coronel Hudson Lima, diretor de Operação e Fiscalização da STRANS, cerca de 130 agentes serão acionados no dia do corso. Já a partir da manhã do dia 02 de fevereiro, eles estarão orientando os motoristas que utilizarão as vias próximas ao local do evento e também os foliões que querem chegar ao local da concentração. Os acessos a Avenida Raul Lopes, como a Ponte da Primavera, serão interditados a partir das 14 horas do sábado.

A STRANS também será uma aliada na fiscalização de irregularidades durante o corso. Segundo Hudson, os veículos serão vistoriados e avaliados no que diz respeito às medidas exigidas no regulamento do evento. Serão observados itens de segurança obrigatórios, como é o caso do guarda-corpo dos caminhões. A documentação do veículo e do condutor também deverá estar regular.

Um dos pontos principais nessa fiscalização da STRANS será o cuidado em evitar que motoristas embriagados conduzam os veículos no corso. Para isso serão utilizados etilômetros no começo e no final do percurso. Quem for pego dirigindo alcoolizado terá o caminhão desclassificado do evento e ainda poderá sofrer as penalidades legais, como multa de até R$ 1.915,00 e prisão. ?Vamos ter equipes da STRANS espalhadas a cada 500 metros do trajeto, além das câmeras que vão registrar qualquer infração?, explica Hudson.

A Polícia Militar do Piauí criou um esquema especial para garantir a segurança do corso. Ao todo serão utilizados 317 policiais, divididos em sete equipes espalhadas pelo local do evento. Segundo explica o comandante do Comando do Policiamento da Capital, Coronel Alberto Meneses, haverá um reforço na concentração para evitar incidentes. Também haverá uma equipe de policiamento ambiental, uma equipe de apoio a STRANS e três equipes nas pontes que dão acesso a avenida, além dos policiais que vão estar na dispersão do corso. ?Ainda teremos o reforço da cavalaria e do helicóptero da PM e policiais espalhados em andaimes em locais estratégicos. Tudo para garantir tranqüilidade à festa?, ressalta o Coronel Alberto.

Para o presidente da FCMC, Lázaro do Piauí, essas medidas vão fazer com que o corso seja ainda mais valorizado esse ano. ?Já temos o maior corso do mundo. Mas queremos que ele seja também o mais organizado e seguro. E para isso não estamos poupando esforços?, enfatiza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES