Cinthia Lages mostrará universo de Lampião na telinha da Rede Meio Norte

Cinthia Lages foi até a cidade de Serra Talhada, no Pernambuco, terra natal de Lampião,para levar à tela da Rede Meio Norte os registros daquela época

CENÁRIO | Equipe visitou museu e casa de Lampião | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

?Lampeão, pelo terror de seus crimes, é o pavor dos sertanejos (...). Também a prisão de ventre aninhando-se sorrateiramente no corpo humano provoca a explosão de males infinitos, pelo relaxamento do intestino.

Para o combate ao banditismo de Lampeão, o país arma seus soldados adestrados. Para combater a prisão de ventre, as pílulas de vida do Dr. Ross, na dose de uma ou duas por noite, são as armas seguras, de efeitos infalíveis?.

O texto acima é de uma antiga peça publicitária, de dezembro de 1933 ? auge do cangaço no sertão do Brasil ? e dá uma ideia da influência que Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, exerceu naquela época. O Rei do Cangaço despertava os sentimentos mais antagônicos.

Por uns, era visto como um bandido terrível, enquanto outros o enxergavam com auras de herói. O programa Universo desta sexta fez um passeio por esse antagonismo histórico, levando o telespectador a uma verdadeira viagem pelo tempo.

Cinthia Lages foi até a cidade de Serra Talhada, no sertão de Pernambuco, terra natal de Lampião, para levar à telinha da Rede Meio Norte os registros que ficaram daquela época sangrenta.

A jornada começa com uma visita ao Museu do Cangaço, onde estão diversos objetos e inúmeras fotos dos tempos em que Lampião cruzava os sertões com seu bando nômade, invadindo e saqueando cidades.

Armas, páginas de jornal, registros ? tudo colocado de forma a dar ao visitante do museu detalhes dos tempos em que os cangaceiros digladiavam-se com as volantes (tropas da polícia). O museu faz parte do Ponto de Cultura Cabras de Lampião.

O programa também aborda o contexto da relação de Lampião com Maria Bonita - que abandonou o primeiro marido (um sapateiro) para seguir Virgulino em suas andanças.

A rainha do cangaço, já apelidada também de ?dona de Lampião?, seguiu junto com Virgulino até a morte, em julho de 1938, quando ela, Lampião e mais nove integrantes do bando foram executados por uma tropa volante na fazenda Angicos, no sertão de Sergipe.

Do museu para o sítio Passagem das Pedras, onde, em 1897, nasceu Lampião. Bordejado pela Serra Vermelha e pelo riacho São Domingos, o sítio é repleto de histórias. Por lá, o programa Universo visitou a casa onde nasceu o cangaceiro e onde ele viveu até seus 18 anos.

A pequena residência teve as paredes restauradas pela Fundação Cabras de Lampião (que preserva a história do cangaço em Serra Talhada). O chão, no entanto, é o original. Na casa, mais fotos históricas, objetos usados pela avó de Lampião, dona Jacoza (que o criou), móveis, entre outros itens que permitem compreender detalhes do contexto do cangaço.

Um pouco de caminhada pelas cercanias do sítio e chega-se às ruínas da casa de Zé Saturnino, primeiro inimigo de Lampião. Em meio à vegetação árida e aos cactos esguios, as paredes - ou o que sobrou delas ? ainda conservam marcas de bala da época do cangaço.

Quer ver esse passeio inesquecível em detalhes? Assista ao programa Universo, a partir das 22h de hoje . Não perca o programa que será exibido direto da nova Potycabana, que será transformada num espaço ainda mais romântico e contará com uma pequena plateia formada por casais de namorados que contarão suas histórias de amor e haverá ainda desfiles de moda.

O programa tem matérias especiais, uma gravada no Rio de Janeiro que vai mostrar os bastidores da Ópera Aída, no Teatro Municipal do Rio. Aída, de Verdi, também é uma história de amor.

Lampião: temido e admirado

Para Cinthia Lages, Serra Talhada respira Lampião e o chapéu de coouro que ele usava, inspirado nos vaqueiros, é usado como marca de empresas de todos os segmentos: da financeira ao motel, passando pela Prefeitura.A herança cultural do cangaço influencia todas as gerações.

?A cidade se orgulha de ser a terra de Lampião (Maria Bonita era baiana). A questão da valentia dele é levada a sério, sobretudo pelos homens. Ser um ?cabra de Lampião? significa não levar desaforo pra casa.

É assim que os homens encaram a fama do cangaceiro, que não é heroi, nem bandido. É história, como dizem os pesquisadores?, afirma. Acompanhada do escritor Cláudio Said, a equipe do Universo mostra o brasileiro mais biografado, somando 200 publicações e 50 filmes sobre sua vida.

Midiático, Lampião posava para fotos, mantinha cartões de visitas, tinha preocupação com a indumentária, era temido e admirado pelas qualidades de bravura e defesa da honra, que o nordestino leva tão a sério.

?Interessante é que os atos de crueldade não impediram, à época, que ele fosse uma ?celebridade?. Até publicidade foi feita com a figura dele, no auge do cangaço?.

Para a jornalista, o Rei do Cangaço estava à frente do seu tempo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES