COIZANOSSA: Emoção do Off-Road e as trilhas das Sete Cidades

Emoção do Off-Road e as trilhas das 7 Cidades

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tem emoção off-road, histórias de curandeirismo popular e mistérios inexplicáveis das Sete Cidades de Pedra na agenda do COIZANOSSA deste domingo ( 22) pela Rede Meio Norte. São dois horários de exibição: 9h da manhã e, excepcionalmente neste domingo, a partir da meia-noite. Lembrando que o replay padrão do COIZANOSSA aos domingos é uma hora mais cedo, às 23 h.  

Trilhas off-road dos carnaubais de Campo Maior estarão no cenário sobre a terra firme e selvagem. Mas a travessia de rios e riachos pelo comboio da Expedição Amarok 2016 causou imagens surpreendentes e emocionantes. A frase “a força da tecnologia”, que distingue a personalidade da Amarok das demais picapes, foi testada e confirmada em diferentes momentos,  terrenos, subidas e descidas.   

Uma Amarok é singular no plural. A lista começa com o controle eletrônico de tração, um 4x4 permanente que dispensa puxar alavancas nem apertar botões: o  resultado é mais aderência ao solo em qualquer terreno. Freios ABS off-road e  cambio automático de 8 marchas fazem diferença. O bloqueio eletrônico do diferencial e o controle de estabilidade automático em pista plana, descida e partida em subida, revela um pacote tecnológico que não se enrola na trilha. Por conta disso, fazer um test drive na direção de uma Amarok é uma experiência única, além da imaginação.

Trilhar por trilhas de areia, percorrer túneis verdes de árvores nativas e encarar uma chuvinha refrescante está no cardápio de uma aventura que chega ao seu penúltimo episódio.     

No cenário de surpresas e mistérios do Parque Nacional de Sete Cidades a Expedição Amarok aliviou o pé. E andou mais a pé, em subidas e descidas, pelas trilhas nativas de uma paisagem rochosa que há mais de 190 milhões de anos vem sendo esculpida pela Natureza.  Além de esculturas gigantes, em Sete Cidades existem painéis incríveis de arte rupestre. Na “Pedra do Americano”, uma pintura que reproduz a estrutura do DNA, a base do código genético, deixa sem resposta  uma pergunta: como alguém desenhou isso, há milhares de anos antes da descoberta da estrutura helicoidal da molécula do DNA pelos cientistas James Watson e Francis Crick, anunciada em abril de 1953?        

Com 6.304 hectares distribuídos nos territórios dos municípios de Brasileira, Piripiri e Piracuruca, Sete Cidades é uma área federal de conservação ambiental com cerca de 490 hectares abertos à visitação pública, equivalente a menos de 8% do total do Parque. O percurso de visitas turísticas tem 12 km de trilhas. Vá e sinta a natureza sem pressa.

O COIZANOSSA também mostra outro lado misterioso do curandeirismo popular, em sua mais amável expressão: aliviar a dor das pessoas. É o que conta o humorista Airton Oliveira sobre o que aprendeu convivendo com sua avó. Sabe o que tudo isso é: isso é COIZANOSSA.    

Coizanossa:

Rede Meio Norte.

Domingo, 9h da manhã. Replay (excepcionalmente nesse domingo): 00 h.

Apresentação e produção: Alcide Filho

Instagram: @allcide e @coizanossa. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES