Coleção de Willame Mazza tem mais de 800 figuras do cinema e da música

Desde a adolescência, Willame Mazza coleciona figuras do cinema, da música e das artes. São “colecionáveis” ou “actions figures”

Coleção de Willame Mazza | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apaixonado por música e cinema, o professor do curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí e auditor fiscal da Secretariane de Fazenda do Piauí, Williame Mazza tem uma coleção capaz de dar inveja a qualquer pessoa que gosta de super heróis e personagens entre articulados e estátuas em tamanhos variados.

A coleção tem mais de 800 figuras garimpadas desde a adolescência. "Coleciono há mais de 20 anos", diz Mazza, que tem uma galeria particular e no futuro pensa em fazer uma exposição para compartilhar suas peças para público maior. "Espero que as pessoas também sintam esse prazer em ver seu filme ou cantor predileto representados em alguma figura ou cena clássica e traga a lembrança maravilhosa daquele momento que certamente marcou suas vidas", diz.

Coleção de Willame Mazza (Divulgação)

Meio Norte - O que levou você a colecionar bonecos?

Willame Maza - Desde criança sempre gostei do mundo do cinema e da música, principalmente filmes que marcaram época, como os clássicos dos anos 80, “De volta para o futuro”, “Exterminador do futuro”, “Forest Gump”, “Os caça fantasmas”, "Rock", "Rambo", etc e os mais novos como "Vingadores", "Liga da Justiça", Séries de TV, além de desenhos animados, como "Caverna do dragão", "Thundercats". 

Na última década esses e outros filmes revolucionaram o cinema com a tecnológica e o realismo em suas produções, principalmente os de Super-Heróis, que ganharam histórias saindo das revistas e do imaginário para as telonas. Da mesma forma aconteceu com nicho do colecionismo que acompanhou esses lançamentos em “figuras de ação”. 

Assim, tais filmes fazem parte da minha coleção e são representados pelas réplicas de seus atores principais. Da mesma forma acontece com os cantores, como Elvis, Beatles, Fredy Mercury, John Lennon, Frank Sinatra que marcaram nossas vidas. Nesse sentido, os “colecionáveis” ou “action figures”, como são chamados, ao retratar esses momentos e cenas dos atores e cantores registram aquela memória, lembranças e sentimentos que colhemos sobre aquele filme, música e momentos que vivemos. São colecionáveis REALISTAS, sendo uma réplica desses personagens, altamente detalhada, com roupas, cenários e acessórios. Esse é o grande motivo da coleção.

MN - Quais os critérios que você usa para que o boneco faça parte de sua coleção?

WM - Um detalhe importante para saber sobre esse tipo de coleção, é que não são simples “bonecos”, que normalmente se encontram em lojas no comércio tradicional. Eles são “colecionáveis” ou “actions figures”, como costumam ser chamados, com uma riqueza de detalhes que copia o personagem na vida real em várias escalas de tamanho. São fabricados normalmente fora do Brasil e vendidos em quantidades limitadas, o que demanda um certo tempo para adquirir, além de torná-los raros com o tempo, pois não encontramos mais no mercado. Dessa forma, cada colecionador tem um critério para adquirir seu colecionável.

Coleção de Willame Mazza (Divulgação)

No meu caso, eu prefiro personagens de filmes e cantores que marcaram minha vida, história e trazem uma memória para o momento atual. Além disso, gosto das figuras que são detalhadas e realistas do personagem, ator ou cantor. Há também o critério da fabricante dos actions figures. Uma, a “Hottoys” que fica em Hong Kong na China, se destaca pelo realismo dos bonecos e o nível de detalhamento das “Heads” (cabeças), figurino, acessórios, realmente é algo impressionante.

MN - Quantos bonecos você tem em sua coleção entre bonecos comprados e doados?

WM - Creio que tenho, em média, umas 800 figuras de personagens entre os articulados e estátuas em escalas variadas que vão desde 12 cm de altura até 1 m, sendo esses últimos estátuas no tamanho de 1 para 3.

Willame com os filhos diante de sua coleção (Divulgação)

MN - São bonecos super-heróis de quantos e quais países?

WM - Não são somente super-heróis. Como havia dito, são figuras de cinemas, música, Séries, embora a maioria realmente sejam os super-heróis. A origem dos “Actions Figures” vem de vários países, pois existe uma variedade de fabricantes, mas destaco, como já falei a HOTTOYS, que fica na China e a IRON STUDIOS, que tem lindas estátuas de alto padrão com cenas clássicas de ação dos filmes, cuja fábrica fica no Brasil, mas distribui ao mundo todo.

MN - Qual boneco você tem desejo de obter?

WM - Na verdade não tenho um colecionável específico que quero obter. Sempre estão lançando personagens ou super-heróis de novos filmes que vão sendo exibidos. Assim vou adquirindo à medida que me interessam pela qualidade da peça ou aquele personagem do qual sou fã.

MN - Qual a proposta dessa coleção? Tem planos de fazer alguma exposição na pós-pandemia?

WM - A proposta da coleção é algo bem pessoal, que envolve dedicação, cultura e sentimentos. Hoje tenho uma galeria particular com essas “figuras” que venho colecionando há mais de 20 anos, onde cada peça tem uma história, tanto do filme ou cantor que representam, como da memória que nos traz, seja da viagem que fiz na qual foi adquirida ou da espera pelo lançamento. Ou seja, foi algo construído ao longo de muito tempo e que acompanha minha história e a dos meus dois filhos, João Paulo (14 anos) e Willame Filho (11 anos), que desde seus nascimentos acompanham ao meu lado todo esse colecionismo.

Coleção de Willame Maza (Divulgação)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES