Com Antonio Pitanga, Casa de Antiguidades está na seleção de Cannes

Em um ano que o Festival escolheu não ter competição, filmes de vários países do mundo foram selecionados

Antonio Pitanga | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CASA DE ANTIGUIDADES, primeiro longa-metragem do premiado diretor João Paulo Miranda Maria, está na seleção oficial de Cannes anunciada nesta tarde. O filme é produzido pela brasileira BeBossa e pela francesa Maneki Films, em coprodução com o Canal Brasil e tem distribuição da Pandora Filmes em território nacional. O roteiro, foi desenvolvido pelo próprio Miranda na Residence de Cannes – Cinéfondation, com a supervisão de Miguel Machalski (“Los Perros”, “O Verão dos Peixes Voadores”) e a colaboração de Felipe Sholl (Fala Comigo). 

“Infelizmente não haverá o glamour do tapete vermelho nem as sessões de photocall. O que de fato não significam em si o que é o Cinema. O mais importante é o impacto que estes filmes darão… Esta seleção é um anúncio do Cinema de amanhā, que precisa encarar toda esta crise que vivemos.”, diz o diretor João Paulo Miranda Maria. 

No longa, Antônio Pitanga dá vida a Cristovam, um homem simples do interior que precisa mudar de cidade em busca de melhores condições de vida e trabalho. Porém, ele precisa se adaptar a uma realidade diferente daquela que estava acostumado, sofrendo com a solidão e o preconceito dos moradores locais. O diretor João Paulo fala mais sobre o personagem: “O filme tem o protagonismo de Antonio Pitanga, com seus mais de 80 anos, interpretando um homem que veio do interior de Goiás e que enfrentará violentamente um grupo ultra conservador no sul do Brasil.  Isto o guiará num buraco negro profundo e complexo; que espelha um Brasil que está perdido no tempo, com cara dos anos 70.”. 

O filme conta com o apoio e patrocínio do FSA (Fundo Setorial do Audiovisual), CNC (Centre Nacional du Cinema – FR), Hubert Bals Fund, Cine en Construccion – Toulouse e Projeto Paradiso.  

CASA DE ANTIGUIDADES tem ainda no elenco o belga Sam Louwyck (“Cargo”), Ana Flávia Cavalcanti (“Corpo Elétrico”), Aline Marta Maia (“Serial Kelly”) e Gilda Nomacce (“As Boas Maneiras”). A direção de fotografia é de Benjamín Echazarreta, fotógrafo de “Uma Mulher Fantástica”, longa vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, a montagem é de Benjamin Mirguet (“Batalla En El Cielo”) e composição sonora musical de Nicolas Becker (Gravidade).  

SINOPSE 

Cristovam é um “caipira” do interior do Brasil que busca em outras terras melhores condições de trabalho. Mas, o contraste cultural e étnico da nova morada em relação à sua terra natal provoca no vaqueiro um processo de solidão e perda de identidade. Boatos e maldades dos habitantes locais o levam ao desespero e a decisões equivocadas, fazendo-o perder a razão e a lucidez. Sem saída, ele passa a reviver o passado para suportar o presente.  

FICHA TÉCNICA 

Direção: João Paulo Miranda Maria 

Produzido por: Denise Gomes, Paula Cosenza e Didar Domehri 

Elenco: Antonio Pitanga, Ana Flávia Cavalcanti, Sam Louwyck, Aline Marta Maia, Gilda Nomacce,  

Direção de fotografia: Benjamín Echazarreta 

Montagem: Benjamin Mirguet 

Trilha Original: Nicolas Becker 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES