Começa período para inscrições de alunos no Enade

O exame será realizado no dia 21 de novembro, às 13h. Inicialmente, a prova estava prevista para 7 de novembro; a data foi alterada.

Ilustração. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), começa a receber a partir desta segunda-feira, 2 de agosto, as inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2010 (Enade). A inscrição do estudante habilitado ao Enade cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES), o prazo termina em 31 de agosto.

O exame será realizado no dia 21 de novembro, às 13h. Inicialmente, a prova estava prevista para 7 de novembro; a data foi alterada para não coincidir com a aplicação do Enem 2010, que será feita nos dias 6 e 7 desse mês.

Neste ano deverão prestar o exame os estudantes matriculados no primeiro e no último ano dos cursos de bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia, e dos cursos superiores de tecnologia em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

Até o dia 20 de setembro de 2010, o Inep divulgará a lista dos estudantes selecionados para participação no Enade 2010 por meio da página da internet www.enade.inep.gov.br (restrita aos coordenadores de cursos). A IES é responsável pela ampla divulgação, junto ao próprio corpo discente, da lista de estudantes selecionados para o Enade 2010.

Estão habilitados para participar do exame os estudantes ingressantes que até o dia 02 de agosto tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso e os estudantes concluintes que tenham realizado pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES. Também podem participar todos aqueles que possuam condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2010.

Com duração de quatro horas, a prova avaliará a formação geral comum aos cursos de todas as áreas do conhecimento, além de temas específicos de cada uma das graduações. Os estudantes avaliados serão submetidos a 40 questões, sendo dez sobre conhecimentos gerais do aluno e 30 sobre os conteúdos do curso.

Enquanto a formação geral cobrará a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade, a específica analisará o aprendizado do aluno durante sua formação acadêmica. A prova será composta tanto por perguntas de múltipla escolha como discursivas.

Os testes discursivos analisaram aspectos como clareza, coerência, coesão e correção gramatical. Serão testadas ainda as capacidades de interpretação de textos, de analise critica das informações, da extração de conclusões por indução e/ou dedução, de realização de comparações e contrastes, da detecção de contradições e da argumentação.

No que se refere à formação específica de cada curso, há um detalhamento dos conteúdos por área de conhecimento. Os graduandos terão de responder 30 questões, sendo três delas discursivas e as outras 27 serão de múltipla escolha.

Estão dispensados do Enade 2010 os estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2010 e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2010 em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES