Como saber se seu emprego corre perigo

No Brasil, uma das decisões mais ruidosas foi a demissão de 1.300 funcionários pela Vale

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Microsoft, uma das gigantes do capitalismo mundial, anunciou na semana passada sua primeira demissão em massa - 5.000 pessoas. A cada dia, a crise mundial aumenta a lista das companhias que estão enxugando seu quadro de pessoal. No Brasil, uma das decisões mais ruidosas foi a demissão de 1.300 funcionários pela Vale. Nesse cenário, é claro que as pessoas começam a temer por seus empregos. Mas há diversos sinais para identificar os candidatos mais fortes à demissão, segundo os especialistas.

1) Aqueles que não cumprem as metas: mesmo que a situação de uma empresa se deteriore rapidamente, e uma lista de cortes seja montada às pressas, os gestores já sabem, em linhas gerais, quem são os mais cotados à demissão. "Quem não vem apresentando um desempenho adequado corre os maiores riscos", afirma Olga Colpo, sócia da PricewaterhouseCoopers para a área de organização e gestão da mudança.

2) Aqueles que cumprem a meta, mas com um alto custo: em tempos de competição extrema, a máxima de toda empresa é fazer cada vez mais, com cada vez menos. Isso quer dizer que os gestores têm de ser eficientes. "Os mais valorizados pelas companhias são os que geram ótimos resultados, com o mínimo de custos", diz Adriano Araújo, vice-presidente do Grupo Foco.

3) Os negativistas: em meio à crise, não há nada mais irritante do que alguém do "não", segundo os especialistas - aquele gestor resistente a mudanças; aquele que diz que não é possível fazer o que precisa ser feito. A postura negativista é um passaporte para fora da equipe. "Preste atenção se você está somando ou não", afirma Jacqueline Resch, sócia-diretora da Resch Recursos Humanos.

4) Os defasados: o trainee tem metade da sua idade, ganha a metade de seu salário e tem o dobro de qualificação, incluindo fluência em idiomas e cursos de especialização em novas áreas de negócios que você nunca considerou seriamente? Cuidado: você está com um pé para fora da empresa.

5) Quem está perdendo influência: a pessoa deixa pouco a pouco de ser convidada para reuniões - estratégicas ou cotidianas. Vê seu orçamento minguar e seus projetos passarem para outros gestores. Sua equipe começa a flertar com outros departamentos. "Quando começa a existir um distanciamento entre a empresa e o executivo, é sinal de que ela está buscando alternativas para seguir sem ele", afirma Adriano Araújo, vice-presidente do Grupo Foco.

6) Quem começa a saber das coisas por último: outro ponto crucial é que o executivo, cada vez mais na geladeira, começa a saber das decisões importantes por terceiros - geralmente, depois que elas são tomadas. "Se você não está sendo comunicado, é porque está fora da linha de decisões. Nesse caso, você se salvaria de uma demissão por sorte", afirma Patrícia Molino, sócia da KPMG para a área de assessoria e gestão de Recursos Humanos.

7) Quem perdeu o foco: ele trabalha até tarde da noite, leva trabalho para casa nos finais de semana, deixa de sair de férias para cumprir prazos. Mas, em vez de ser elogiado, é recebido com frieza pelo gestor. Pode ser um sinal de que todo esse trabalho não é valorizado pela companhia por um motivo simples: ela espera outra coisa, e o executivo perdeu de vista o foco da empresa.

Em resumo, os itens acima passam uma mensagem bastante clara: "atrapalhar é o meio mais rápido de ser demitido", diz Patrícia Molino, sócia da KPMG para a área de assessoria e gestão de Recursos Humanos.

Mas há casos em que bons profissionais acabam pegos de surpresa também. Quando a reestruturação da companhia é profunda e envolve o fechamento de departamentos inteiros, fábricas ou linhas de produtos, é possível que talentosos executivos sejam desligados. Nesse caso, é importante perceber que não foi o seu desempenho pessoal que o colocou nesta situação, mas uma mudança radical da companhia. "O problema pode não ser do profissional, mas da crise que arrastou a economia", afirma Fernanda Medeiros de Campos, sócia-diretora da gestora de recursos humanos Mariaca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES