Pesquisa:estresse e mau humor engordam

Nova pesquisa mostra que tensão estimula a fome e também diminui sensação de saciedade

Estresse | Ig
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Existe, sim, explicação científica por trás da vontade incontrolável de comer um doce após um dia “daqueles”. Uma pesquisa descobriu o mecanismo no organismo que em situação de estresse torna os alimentos gordurosos ainda mais irresistíveis e, de quebra, faz com que a vontade de encher o prato (e repetir algumas vezes) fique muito maior.

O trabalho foi feito por estudiosos do Instituto Weizmann, de Israel, e publicado na revista científica Proceedings of the Nacionational Academy of Sciences (Pnas). A análise feita em laboratório mostrou que a tensão ativa uma área cerebral que produz a proteína UCN3. O perigo oferecido à boa forma física é duplo: ela age no fígado, pâncreas, coração e cérebro e desperta a vontade de comer. Ao mesmo tempo, a proteína também diminui a sensação de saciedade.

O resultado é mais fome e menos sensação de “barriga cheia”. A pesquisa sugere que a bronca do chefe, o fora do namorado ou o trânsito interminável podem, portanto, deixar os chocolates, biscoitos gordurosos ou o fast food ainda mais apetitosos. Mas como vencer o estresse e o mau humor? O Delas perguntou pelo twitter e recebeu via internet dicas importantes, que vão desde música até respiração profunda (confira as principais). Diabetes, hipertensão, colesterol

A importância de vencer o estresse e o mau humor está nos prejuízos acarretados com eles. Segundo os especialistas, em geral, os obesos que chegam aos consultórios também carregam um histórico de rotinas muito tensas. Tratar a obesidade exige, ao mesmo tempo, tratar a vida pessoal. “O estresse é um fator ambiental que está presente desde a infância.

Ele promove alterações no organismo que são cada vez mais estudadas”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Saulo Dias. “O que já é comprovado é que em situações estressantes há aumento de produção de hormônios, como cortisona, adrenalina e impacto em neurotransmissores, que servem de gatilho para obesidade, hipertensão, diabetes e colesterol, principalmente para os que já tiverem influência genética.”

Não é à toa, afirma o médico, que o aumento de hipertensão (4% em um ano segundo o Ministério da Saúde) e dos casos de diabetes, acompanham também a escalada do estresse – uma seguradora de saúde constatou que entre as mulheres executivas, mais da metade são estressadas (51%). Explicação pré-histórica Amelio Godoy Matos, membro do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, afirma que existe uma explicação desde os tempos da caverna para a relação entre estresse e ganho de peso. “O estresse é a percepção de ameaça. Desde os tempos pré-históricos, a resposta do organismo do homem em situações ameaçadoras é armazenar energia para sobreviver.

É instintivo, portanto, preservar gordura para enfrentar o estresse”, explica ele. A nutricionista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – especializada em adolescentes – Elaine Rocha de Pádua, acrescenta ainda que até a forma como o bebê foi amamentado pode explicar porque a pessoa encara a comida como um “porto seguro”. “Se quando bebê, toda vez que ele chorava, a mãe oferecia o peito como um consolo, essa criança cresce com a sensação de que a alimentação é a solução para os períodos de estresse”, afirmou a especialista Informação não é aval Segundo os médicos, saber as explicações científicas, antropológicas e até educacionais para a influência do estresse no ganho de peso não “autoriza” as pessoas a comerem de forma desenfreada em situações tensas.

Para os especialistas, o importante é considerar que o estresse é fator de risco para a saúde tão importante quanto o cigarro e o álcool. “As pessoas precisam dar a devida atenção ao estresse. Quando recomendamos que indicamos caminhada de 30 minutos por dia para proteger contra doenças crônicas, também é orientado reduzir a jornada de trabalho. Infelizmente, as pessoas ainda não têm noção do quanto a vida estressante é prejudicial”, alertou o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES