Concurso escolhe a Rainha Trans do Carnaval de Teresina

Serão cinco candidatas disputando um prêmio de R$ 2.000,00.

Com o objetivo de ser uma plataforma para a causa das pessoas trans e pela busca da igualdade, a Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) irá realizar o primeiro concurso para Rainha Trans do Carnaval de Teresina. A escolha e coroação acontecem nesta sexta-feira (10), a partir das 20h no Teresina Hall.

Serão cinco candidatas disputando um prêmio de R$ 2.000,00. A vencedora será eleita por uma banca de dezessete jurados, escolhidos pela Comissão Organizadora do Carnaval (COC) de acordo com áreas ligadas ao carnaval. 

A Rainha Trans é uma parceria da Prefeitura de Teresina, Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e Conselho LGBT. Para o presidente da FMCMC, Luis Carlos Alves, o concurso tem papel de reforçar o compromisso do município em relação aos direitos da comunidade LGBT.

“A Rainha Trans simboliza a luta pelo combate ao preconceito, discriminação e estigma a comunidade. A quebra de tabus, a luta por direitos humanos e diversidade é nosso principal objetivo”, disse Luis Carlos.

O evento irá reunir todas as categorias de Reis e Rainhas do Carnaval 2017, além de apresentações do Balé da Cidade, Corpo de Balé do Teatro do Boi, muita música animando o ambiente com a banda de fanfarra, Trupe Carnavalesca e com o Samba no Coreto.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal LGBT de Teresina, Vitor Kozlowski, o segmento trans é um dos mais marginalizados e o concurso abre portas para tentar igualar todos os gêneros. “Este é um momento de tornar visível a demanda desse segmento, que é um dos mais marginalizados, além de trabalhar a questão social e direitos humanos, iremos pautar a construção da cidadania e igualdade de gêneros”, afirmou o presidente.

Fonte: Assessoria
logomarca do portal meionorte..com