Confira sete momentos surreais da novela 'Império'

Explicou que o roteiro do último capítulo da novela de 1989 continha uma artimanha dele e do diretor Paulo Ubiratan (1947-1998) para evitar que fosse feito um seriado com os personagens

Cora | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última vez em que estive com Aguinaldo Silva, há dez dias, perguntei qual a coisa mais doida que ele já fizera em novelas até então. O autor pensou um momento, provavelmente repassando em sua cabeça cenas como a morte de Jorge Tadeu de Pedra sobre Pedra (1992) ou o incêndio que transformou Altiva numa bruxa assustadora em A Indomada (1997), e respondeu: “Foi a ventania que varreu Santana do Agreste do mapa em Tieta.”

Explicou que o roteiro do último capítulo da novela de 1989 continha uma artimanha dele e do diretor Paulo Ubiratan (1947-1998) para evitar que fosse feito um seriado com os personagens, muito populares na época. Depois da última semana, pode-se imaginar que a resposta do autor de Império seria outra.

A “nova Cora”, que surgiu com o que vem sendo chamado nas redes sociais de “véu rejuvenescedor”, é uma das maiores ousadias com verniz surrealista da teledramaturgia nacional. Foi uma solução encontrada às pressas, como se sabe, porque Drica Moraes, que vinha interpretando a personagem na fase madura, precisou de uma licença médica. No seu lugar, Marjorie Estiano, que viveu a megera na primeira fase, reassumiu o posto – para deixar os demais personagens e o público de queixo caído.

Muitos foram à internet criticar a saída escolhida pelo autor. Ele poderia, é verdade, matar Cora de vez – mas não seria muito ruim perder a vilã mais manipuladora da novela? Outra alternativa seria trazer uma atriz de idade compatível com Drica e fingir que nada aconteceu – mas não seria bem menos divertido do que convidar Marjorie a voltar? E, sobretudo, a repercussão da “Cora jovem” não atrai muito mais olhares para a novela do que qualquer outro recurso dramatúrgico conseguiria atrair?

Poucos autores poderiam tomar tal liberdade numa novela das 9. No registro realista de Gilberto Braga e Manoel Carlos, por exemplo, seria impensável algo do tipo. Já Silvio de Abreu, que mistura o realismo com um humor fantasioso peculiar, bem que poderia se aventurar em algo parecido. Mas, entre todos, Aguinaldo Silva é o dono da trajetória que o credencia a tal birutice deliciosa. Ainda que desde Senhora do Destino (2004) ele estivesse tentando se distanciar da inventividade surrealista que o consagrou, como um verdadeiro herdeiro de Dias Gomes (1922-1999), Império vem demonstrando que o autor pode até sair do realismo mágico, mas o realismo mágico não sairá dele tão fácil. É que a novela engana os que pensam se tratar de uma obra realista e contemporânea. Com estrutura medieval, ela vem fincando os pés no absurdo aos poucos e muito antes de Cora mudar de cara.

Confira 7 momentos da novela que desafiam a realidade:

Era vidro e se quebrou

Quando resolveu quebrar o diamante cor-de-rosa do Comendador José Alfredo (Alexandre Nero), para deflagrar uma corrida maluca pelos cacos valiosos, o autor procurou um especialista em pedras preciosas. “Ele disse que a única chance de isso acontecer seria submeter a pedra a altas temperaturas e, depois, fazê-la sofrer uma queda drástica”, conta Aguinaldo a QUANTO DRAMA!. O autor criou, então, a sequência hilariante em que Lorraine (Dani Barros) põe o diamante no microondas – coisa que você só vê mesmo em novela de Aguinaldo Silva.

Forever young?

Dizem que Madonna, Ana Maria Braga e Susana Vieira já estão batendo à porta de Aguinaldo para saber mais sobre o tal “véu rejuvenescedor” que repaginou Cora. Mas alto lá, que ninguém disse ainda que se trata de plástica ou bruxaria – tudo pode não passar de um truque. “Vai saber se a nova Cora não é Corina, uma sobrinha distante que assumiu o lugar da tia?”, diverte-se o autor.

Gente morta

Aguinaldo confessou que se arrependeu de ter escrito a morte do personagem Jairo, porque o ator, Júlio Machado, ficou muito bem no papel. “Ele fez um lobisomem perfeito – um lobisomem que rouba bolsas! Quem sabe ele não ressuscita? Em novela tudo é possível”, observou, em tom de mistério. Não é um acaso, portanto, que o ladrão de bolsas morreu mas segue em cena, como o fantasma que vem pedir a ajuda da mãe, Jurema (Elisângela).

Delírio

Em mais um momento sobrenatural, Severo (Tato Gabus), teve uma ajuda de um garçom-fantasma – como o de O Iluminado (1980) – para apostar no cavalo Falso Brilhante e, quem diria, ficar rico.

Rasputin

Todo reino de respeito tem seu feiticeiro e Império não é diferente. O “xamã branco” mais do que suspeito anda arrasando nas poções mágicas. Depois de preparar o sonífero que pôs Cora para dormir – mas, veja bem, não a ponto de apagar sem contar o esconderijo do diamante cor-de-rosa –, é ele que dará a substância capaz de fazer o Comendador fingir.

Digerindo a verdade

Em momento dramático, a família do Comendador e os telespectadores esperam para saber o resultado do exame de DNA que comprovará a paternidade de Cristina (Leandra Leal). E o que faz José Alfredo? Enfia na boca e engole o laudo, ora.

Desta para melhor – ou não

Falta pouco para José Alfredo pôr em prática o plano de fuga para debaixo da terra. A sequência promete emoções fortes, dignas de CSI, e muita fantasia. Mas mesmo que por um triz, o Comendador será salvo pelo fiel Josué, no último minuto – claro.

Clique e curta a página do Portal Meio Norte no facebook.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES