Conheça 10 alimentos que ajudam o cérebro a render mais

A lista foi publicada pelo site How Stuff Works

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nem sempre nós conseguimos ter hábitos que nos ajudam a manter a concentração durante uma aula ou reunião de trabalho, por exemplo. Noites bem dormidas, com pelo menos 8 ou 9 horas sono, seriam essenciais, mas às vezes não são possíveis. Aí aquelas aulas que o professor “facilita” com sua apresentação, tão dinâmica quanto uma partida de xadrez, ficam realmente difíceis de se acompanhar. Se o conteúdo não for interessante então, é impraticável.

Momentos assim contribuem bastante para acabar com a insônia, e, posteriormente, as consequências de não ter prestado atenção vão aparecer, as quais geralmente não são boas. Mas você sabia que alguns alimentos são excelentes alternativas para se manter ligado e concentrado em situações monótonas como essas?

Uma dieta saudável e com os nutrientes corretos pode ser benéfica não só para o seu bem-estar, mas também para o seu rendimento escolar e no trabalho. Tendo isso em mente, nós apresentamos a você uma lista, publicada pelo site How Stuff Works, com 10 alimentos que podem melhorar a sua atenção. Confira:

1. Mirtilos (Blueberries)

Em função dos antioxidantes que possui, os benefícios dessa pequena frutinha escura podem se estender por anos se você resolver incluí-la em sua alimentação regular. Mas, por hora, a sua principal contribuição será a quantidade de energia que proporcionará ao seu corpo. Isso melhora a capacidade de processamento do cérebro e lhe dá os nutrientes necessários para ter movimentos mais adequados, rápidos e eficientes.

2. Couve

Se você comeu e não gostou, vale a pena tentar provar de novo essa folha verde. Se você nunca comeu e já diz que não gosta, saiba que os benefícios que a couve pode trazer são ótimos e superam muito o teórico “gosto ruim” que você pode sentir. Consumir couve com regularidade vai te deixar com as células saudáveis, entre elas as do cérebro, contribuindo para uma melhora no seu desempenho escolar ou profissional. E, como uma dica, saiba que essa versão mais robusta da alface não é tão ruim assim como alguns podem dizer.

3. Abacate

O abacate apareceu recentemente, aqui no Mega Curioso, na lista de seis alimentos que ajudam a emagrecer. Além disso, essa fruta é uma excelente fonte do chamado ômega 3, que contribui para impulsionar a memória, desenvolver um cérebro saudável com aprimoramento de energia e uma melhor comunicação entre as células.

4. Legumes

Em geral, com os legumes acontece assim: eles possuem quantidades adequadas de glicose e fibras, de modo que as duas atuam em conjunto em benefício do seu cérebro. A glicose é essencial para o funcionamento do órgão e faz com que você mantenha o foco. Já as fibras, de maneira interessante, seguram a glicose e não deixam que ela seja absorvida com muita rapidez, tornando-a uma excelente fonte de combustível em vez de uma explosão de energia. Uma observação curiosa sobre os legumes é que há uma grande variedade deles, evitando que a sua alimentação se torne repetitiva.

5. Barras de cereais

Barrinhas de cereais são, principalmente, uma excelente fonte de energia que pode lhe ajudar a manter o foco e ficar atento. Além disso, elas podem oferecer vitaminas e minerais, também benéficos para o seu corpo. Outro ponto forte é o fato de serem facilmente encontradas em locais como mercados, postos ou até farmácias. Ainda, elas são práticas, fáceis de carregar e geralmente fabricadas por companhias comprometidas com a produção de alimentos saudáveis.

6. Ovos cozido

Ovos cozidos são uma ótima opção para se consumir ao longo do dia, naqueles momentos em que você precisa comer algo, mas está longe da hora do almoço ou do intervalo. Eles são fonte de proteínas, ferro, vitaminas e sais minerais cujos benefícios são inúmeros e já foram listados aqui. Dessa forma, você pode deixar alguns bem cozidos e levar em um pote para comê-los durante as suas atividades diárias. Entretanto, lembre-se de não colocar sal ou manteiga, pois, com esses acompanhamentos, você pode aumentar o índice de colesterol e a sua pressão sanguínea.

7. Grãos de café

Também ingeridos na forma do famoso “cafezinho”, esses itens podem proporcionar grandes quantidades de energia e atenção se mastigados, por exemplo, durante a aula. Entretanto, é preciso ter cuidado e maneirar no consumo. Dependendo do seu nível de tolerância à cafeína, dois a três grãos podem ser suficientes para manter você ligado. Mas atenção: eles não são recomendados para crianças.

8. Arroz integral

Com uma grande quantidade de carboidratos e fibras, o arroz integral vai agir no seu cérebro da mesma maneira que os legumes, fazendo com que a energia seja muito bem aproveitada. Outra substância presente neste item é a serotonina, que causa uma sensação de bem-estar no ser humano.

9 Brócolis

Os brócolis contribuem para o desenvolvimento dos seus ossos e a coagulação do sangue, em função do alto teor de vitamina K. Consequentemente, o seu cérebro ficará mais forte e afiado, de forma que seu rendimento vai melhorar. Ideal para todas as idades, principalmente para as crianças em fase de crescimento.

10. Alface Romana

O ácido fólico presente na alface romana é o grande segredo para os benefícios ao seu cérebro. Ele ajuda a manter a memória saudável, que, com certeza, será muito útil para você durante as aulas ou qualquer momento que exija concentração. Uma das boas características da alface romana é o fato de possuir um talo crocante que pode ser mais atrativo na hora de consumi-la sozinha ou com algum acompanhamento secundário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES