SEÇÕES

Conheça a cidade-fantasma onde as luzes ainda estão acesas

Cidade canadense foi abandonada em 1982

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando pensamos no conceito de uma cidade-fantasma, as primeiras imagens que vêm à mente são de casas abandonadas e destruídas, não é mesmo? Mas essa imagem não condiz com a realidade de Kitsault, no Canadá. Ali, residências perfeitamente preservadas e até luzes acesas fazem parte do cenário local, mas sem a presença de nenhuma pessoa desde 1982.

A cidade foi construída em 1979, pertinho da fronteira com o Alasca, a partir de uma comunidade de trabalhadores das minas de molibdênio, mineral cuja principal função em nosso organismo é auxiliar a síntese e o metabolismo de hidratos de carbono, gorduras e proteínas. O molibdênio é encontrado em vários estados de oxidação em minerais e também serve para formar ligas estáveis e duras com o carbono, sendo usado na fabricação de aço.

Mas, voltando à cidade de Kitsault, que chegou a ter 1,2 mil habitantes, tudo começou a ruir quando o mercado desse mineral caiu em todo o mundo, ainda que a área tenha servido como fonte de extração de metais preciosos e semipreciosos, como prata, chumbo, zinco e cobre. 

Foram erguidas construções familiares de grande porte, incluindo casas duplex, além de prédios de apartamentos, hospital, centros comerciais, restaurantes, bancos, bares, biblioteca e centros recreativos. Em seu subsolo, foi construída uma rede de linhas telefônicas e cabos de televisão por assinatura, além de uma planta de tratamento de esgoto de última geração para sua época e a água corrente mais limpa da província.

No entanto, apenas 18 meses depois que as primeiras famílias se estabeleceram ali, o mercado do molibdênio começou a cair por conta de uma recessão, e as minas de extração foram fechadas. Com isso, a população começou a migrar para outros locais, e Kitsault foi rapidamente deixada para trás.

Pode ser que a cidade volte à vida

No que depender do empresário Krishnan Suthanthiran, Kitsault voltará a ser uma cidade cheia de vida. Ele comprou o local por US$ 7 milhões em 2005, e, desde então, já investiu cerca de US$ 25 milhões em reparos e manutenções em sua estrutura até então abandonada.

Atualmente, mais de 12 cuidadores avaliam as construções do local para verificar suas condições e necessidade de reparos, além de aparar gramados, cortar árvores e varrer suas ruas, mesmo que ninguém esteja morando ali, ainda. 

Suthanthiran deseja recuperar os milhões que já investiu na cidade-fantasma para que o local seja transformado em um centro da indústria de gás natural licuado e o futuro de Kitsault depende, portanto, do sucesso de seu projeto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos