Consumir leite no dia a dia ajuda a emagrecer

De acordo com o estudo, isto acontece porque o alto teor de cálcio presente no leite estimula a queima de gordura

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não bastasse ser excelente fonte do cálcio, substância vital para formação e preservação, o leite pode ajudar também no processo de perda de peso e, com isso, prevenir problemas como a obesidade, segundo o recente estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition.

O artigo mostra que populações de diferentes faixas etárias que consomem leite são mais magras e menos predispostas a obesidade. Além disso, programas de emagrecimento com dietas ricas em leite apresentam maiores taxas de perda de peso, quando comparadas a dietas pobres neste alimento.

De acordo com o estudo, isto acontece porque o alto teor de cálcio presente no leite estimula a queima de gordura no organismo, prevenindo o aumento de peso. Já a falta de cálcio estimula as células de gordura a aumentar seus estoques, e diminui a queima de gordura. Outro mecanismo da ação do cálcio é baseado no fato deste nutriente ter o potencial de se ligar a molécula de gordura e, com isso, impedir sua absorção pelas células.

A nutricionista Cibele Crispim, da consultoria RG Nutri, recomenda o consumo regular para as suas pacientes e diz que os resultados podem ser facilmente observados. “O leite, por seu alto teor de proteínas, está relacionado ao aumento da sensação de saciedade. Além disso, as proteínas também favorecem os processos de crescimento e renovação dos músculos e por isso é um alimento importante para praticantes de exercícios” afirma a especialista. Em relação ao efeito do cálcio na prevenção da obesidade e na manutenção do peso, observa-se um resultado efetivo conforme o consumo ao longo do tempo.

“O ideal é que uma pessoa ingira entre 1000mg e 1200mg de cálcio por dia. Como o leite é a principal fonte deste nutriente, se a pessoa ingerir apenas leite para alcançar a recomendação de cálcio, o consumo deve ser de três a quatro copos por dia”, completa Cibele Crispim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES