Consumo de chocolate não causa acne e ainda protege a sua pele

Chocolate apresenta poderosos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce

Comer a guloseima não favorece o aparecimento de espinhas e cravos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A comilança de chocolate mal teve início, mas a preocupação com a saúde da pele pós-feriadão já começa a aparecer, especialmente entre os mais vaidosos. Mas, diferente do que a cultura popular prega, o consumo da guloseima não favorece o aparecimento de espinhas e cravos.

Matéria-prima do chocolate, o cacau é um aliado da saúde. ?Ele não prejudica a pele, é nutritivo e interessante para o organismo?, afirma Denise Steiner, dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Biênio. A ação positiva é possível graças à presença dos flavonoides, poderosos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce.

Além disso, a gordura natural - proveniente da manteiga de cacau - atua como uma espécie de hidratante para a cútis ressecada, criando uma barreira natural que não deixa a umidade natural escapar. O chocolate também aumenta a circulação sanguínea, inclusive dos pequenos vasos que irrigam o tecido cutâneo, conferindo um aspecto mais saudável e jovem.

Em 2012, um estudo realizado pelo Instituto de Nutracêuticos e Alimentos Funcionais da Universidade de Laval, no Canadá, apontou que o tipo amargo protege a cútis dos efeitos nocivos causados pelos raios ultravioleta.

Açúcar

O grande vilão da saúde da pele, na realidade, é o açúcar da guloseima. ?Durante o Meeting da Academia Americana de Dermatologia, realizado este ano, estudos apresentados, mais uma vez, isentaram o chocolate como causador da acne, mas apontaram que o excesso de carboidrato pode provocar o problema?, explica Denise.

Por isso, o ideal é se deliciar com as versões sem complementos, como confeitos e recheios. Outra dica é dar preferência às versões com maior percentual de cacau, pois têm reduzida quantidade de açúcar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES