Corso 2015: Maior evento de carros decorados do mundo acontece neste sábado às 15h

Com algumas mudanças, é importante que as pessoas atentem e se preocupem apenas com a diversão.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O teresinense está contando as horas para o início de mais uma edição do Corso de Teresina, o maior desfile de carros decorados do mundo. O evento tem concentração marcada para as 15h deste sábado (07), na Avenida Marechal Castelo Branco. Com algumas mudanças, é importante que as pessoas atentem e se preocupem apenas com a diversão.

Desde a manhã de ontem (06) equipes trabalhavam na montagem de toda a estrutura, que este ano será ainda maior, oferecendo mais conforto e segurança aos foliões. O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Lázaro do Piauí, afirma que a edição deste ano promete ser a mais organizada. “Nos últimos dois anos fizemos ajustes para garantir mais mobilidade e segurança ao Corso. Mas quem comanda a festa é o povo. É ele que decide como quer brincar. O importante é que, no chão ou no caminhão, todos possam se divertir e aproveitar a festa”, ressalta.

O desfile terá início na Avenida Marechal Castelo Branco, no balão próximo ao CFAPI. Desse ponto, o Corso segue pela avenida até o balão em que a Marechal cruza com a Avenida Duque de Caxias. Ele segue pela avenida, usando a contramão (deixando a outra faixa livre), retorna pela Avenida Petrônio Portela, também pela contramão (deixando a outra faixa livre), atravessando a ponte e prosseguindo pela Avenida Raul Lopes. O trajeto percorrerá toda essa avenida acabando no balão de acesso a Ponte Wall Ferraz, onde será a dispersão.

A segurança dos foliões é uma das prioridades da organização do evento. Este ano, um efetivo de 800 policiais serão distribuídos em todo o percurso, acompanhados de seguranças civis, da Polícia Civil e do corpo de bombeiros. A operação terá início às 8h da manhã de hoje e só será encerrada às 3 horas da madrugada de domingo, depois do desfile concluído. O comando da PM estará centralizado na Avenida Raul Lopes, embaixo da Ponte Estaiada. Serão colocados 28 elevados espalhados pela via, para que os policiais possam acompanhar a movimentação. Outra novidade é um ponto de observação da polícia, no Mirante da Ponte Estaiada.

A Polícia Militar vai levar para o corso 47 viaturas, 50 motocicletas, um helicóptero e cavalaria com 14 conjuntos montados. Além disso, ainda terá os batalhões especializados: Ambiental, Aéreo, Trânsito, Bope, Rone, Ronda Cidadão e homens da inteligência, que estarão à paisana, espalhados entre os populares. “Todas as modalidades da Polícia Militar farão a segurança dos foliões e o policiamento ostensivo nas outras áreas da capital não sofrerá mudanças”, destaca o tenente coronel Sá Júnior, membro do Comando de Policiamento da Capital.

A Polícia Civil disponibilizará uma Delegacia Móvel, que também ficará localizada no Complexo da Ponte Estaiada. Os casos mais graves serão encaminhados para o 12º Distrito. O efetivo será de 30 policiais, sendo três delegados, distribuídos em pontos estratégicos do percurso. O esquema de segurança será reforçado também pela Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros, além da segurança particular contratada pela FMCMC.

Avenida terá pontos de táxis e mototáxis.

Na proposta apresentada pelo coronel Jaime Oliveira, diretor de Operação e Fiscalização da Strans, será realizada, nos três turnos e finalizada somente ao término da festa, uma operação de forma integrada com a Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) e Samu.

A operação será realizada nas Avenidas Marechal Castelo Branco (local de concentração dos caminhões) e Raul Lopes (local de percurso do Corso), nas pontes e nas vias de acesso dos locais de concentração e percurso do evento, a fim de proporcionar maior mobilidade, segurança e tranquilidade aos foliões. O trânsito nas vias começará a ser alterado a partir das 5h da manhã de sábado.

Para que as pessoas possam ir e voltar para casa de forma tranquila, a prefeitura também organizou pontos de táxis e mototáxis próximos ao local do evento. Os pontos de táxis ficarão localizados nas avenidas Coronel Costa Barros, Elias João Tajra, Jóquei Clube, no Balão da Avenida Universitária e no acesso à Potycabana. Já os pontos de mototáxis ficarão nas Ruas Anfrísio Lobão, José Paulino e Senador Cândido Ferraz.

Os transportes coletivos da zona Sudeste via Shopping com destino ao Centro seguirão pela Avenida João XXIII, entrando na Rua Miguel Arcoverde, segue curso normal e na volta, Centro/bairro, o desvio será pela Rua Pedro Conde, segue o percurso normal. Com relação aos desvios dos ônibus da zona Sul via Barão de Castelo Branco com destino ao Centro o desvio será pela Avenida São Raimundo e na volta do Centro para o bairro os ônibus passarão pela Rua João da Cruz Monteiro / Avenida São Raimundo.

SAMU terá três pontos de atendimento.

A ponte Estaiada vai funcionar como rota de fuga para as ambulâncias, que ficarão posicionadas em três postos na avenida Raul Lopes. A estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Teresina (SAMU) no corso vai contar com um ponto de atendimento fixo na ponte Estaiada. Além deste, dois pontos móveis estarão disponíveis. O trabalho será realizado com o apoio do Corpo de Bombeiros, que terá um ponto de atendimento fixo próximo à rotatória da ponte da Primavera.

Caso seja necessário, os foliões atendidos serão levados para o Hospital da Primavera e para o Hospital de Urgência de Teresina Professor Zenon Rocha (HUT). A Fundação Hospitalar de Teresina (FHT) reforçou a escala de profissionais no Hospital do bairro Primavera, zona Norte da capital, e preparou enfermarias masculinas e femininas para os pacientes que necessitarem de internação. Os casos mais graves, como demandas cirúrgicas, serão encaminhados ao HUT, que também está preparado para o aumento na demanda de atendimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES