Corso atraiu visita de 15 mil foliões a Teresina, revela pesquisa

Esses dados foram cruzados com a informação da Polícia Militar de Teresina, que estimou em 250 mil pessoas presentes ao Corso na tarde e noite de 7 de fevereiro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa realizada por professores e alunos da Fundação Antônio Dante Civiero, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), da Prefeitura de Teresina, indicou que a cidade recebeu 15 mil visitantes que chegaram motivados pelo Corso, os quais permaneceram um dia e meio, de um total de 36.500 pessoas provenientes do interior do Piauí e de outros estados brasileiros.

Esses dados foram cruzados com a informação da Polícia Militar de Teresina, que estimou em 250 mil pessoas presentes ao Corso na tarde e noite de 7 de fevereiro.

Teresina representou 85% do fluxo de foliões do Corso, enquanto 7% foi originado do interior do Piauí e 8% ficaram distribuídos entre Maranhão, Ceará, Bahia, São Paulo e Sergipe. Do total de turistas entrevistados, 77% se hospedaram em casas de parentes e de amigos e 23% em hotéis e pousadas.

A idade média do folião se situou em torno de 33 anos, com renda média equivalente a R$ 2.380,00. Dentre os aspectos que mais agradaram, 41% consideraram a animação, 17% os próprios foliões e os carros enfeitados e 14% as fantasias. Os aspectos que menos agradaram foram o atraso na saída dos carros (23%), a falta de banheiros públicos (13%) e a sujeira e falta de lixeiras (12%).

Em relação à avaliação geral do Corso, 83% dos entrevistados consideram os conceitos de ótimo e bom para a animação dos foliões, seguido da divulgação do evento (76%) e da segurança no percurso (65%).

Dentre os conceitos mais desfavoráveis estão o tempo gasto no percurso (36%), as dificuldades de estacionamento (33%) e o serviço de ônibus (20%).

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fábio Nery, a Prefeitura de Teresina está trabalhando no sentido de incluir o Corso na comercialização de pacotes de grandes operadoras nacionais. "Temos um grande diferencial sobre outros mercados concorrentes, que tornam o nosso Corso um evento único", disse o secretário.

"Essa diferença não está apenas em sua inclusão no Guiness Book como o maior desfile de carros alegóricos do mundo, mas por se manter entre a preferência do teresinense para as festas que antecedem o Carnaval", concluiu Fábio Nery.

A pesquisa ouviu aleatoriamente 171 pessoas durante quatro horas de percurso do Corso, entre 19h e 23h, através da aplicação de questionários contendo 13 questões abertas e fechadas.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES