10 coisas que você não sabia sobre a gravidez

10 coisas que você não sabia sobre a gravidez

O bebê alterna períodos de vigilância e sono

Para quem não sabe, o sinal mais claro de que estão grávidas é a ausência de menstruação. Mas há outros: dores de cabeça, cólicas abdominais, enjoos.

Para saber mais sobre a gravidez, confira o nosso post:

1. O ultra-som é um método que, como todos sabem, permite ver o bebê e até descobrir o seu sexo. Também é usado para observar os órgãos internos dos pacientes.

2. Os enjoos durante a gravidez estão relacionados a um hormônio chamado HCG, responsável por ajudar os ovários a produzir progesterona e estrógeno nos primeiros meses

3. A partir da 14a semana, o bebê começa a fazer movimentos de respiração, a engolir o líquido aminiótico e a franzir as sobrancelhas. Na 23a, ele já ouve e reage a ruídos externos.

4. O peso da gestante deve ser controlado levando em conta a sua massa corporal. Se engordar demais, ela corre o risco de ter problemas de diabete gestacional, hipertensão e de ter parto de cesárea.

5. Nos primeiros dias de gravidez, o número de células do zigoto (o estágio inicial do feto), dobra a cada 20 horas.

6. O bebê alterna períodos de vigilância e sono, mas, no total, dorme cerca de 16 horas por dia.

7. Apenas 5% dos bebês nascem na data prevista.

8. A gravidez mais curta no reino animal é a do musaranho, que dura 18 dias. A mais longa é ao elefante, cuja duração é 24 meses.

9. Você sabia que são os machos dos cavalos-marinhos que ficam grávidos? Pois é, a gestação do papai dura 2 meses e começa quando a fêmea transfere os ovos de sua bolsa incubadora para dentro da bolsa incubadora do macho.

10. A individualidade do embrião é definida a partir da 3a semana, quando as células do zigoto deixam de se dividir.

Fonte: Mais Curiosidade
logomarca do portal meionorte..com