5 dicas para deixar seu escritório de advocacia organizado

5 dicas para deixar seu escritório de advocacia organizado

Dicas de como organizar melhor o seu escritório

O seu escritório de advocacia está necessitando se organizar? Confira as nossas dicas e boa sorte:

1. Deixe sua mesa sempre arrumada

Com a digitalização dos documentos haverá a possibilidade de você limpar sua mesa e deixá-la organizada. Isso é fundamental, pois, como muitos sabem, o escritório de advocacia é o principal cartão de visitas do advogado, sendo o local ao qual muitos clientes se dirigem, seja à procura de contratar o serviço ou para uma reunião. Um profissional que não consegue gerir sequer seu ambiente de trabalho certamente transmitirá uma impressão muito ruim a seus clientes.

2. Foque em suas tarefas mais importantes

É um tanto comum para os advogados que as 24 horas do dia não sejam suficientes para desenvolver todas as tarefas de que necessita. Para poder driblar a correria, a palavra-chave é foco. Concentre-se nas tarefas que exijam mais experiência e conhecimento jurídico para o seu desempenho e também nas atividades dos clientes mais importantes e representativos para seu escritório. Quanto às tarefas mais simples, se possível, delegue-as a outras pessoas ou reorganize sua rotina para que sua execução possa ser desmembrada ao longo dos próximos dias de trabalho.

3. Contrate um software de gestão jurídica

A maioria das dicas aqui comentadas podem ser resolvidas com a simples implantação de um software de gestão jurídica para seu escritório. Com um programa como esse, pode-se gerir digitalmente todo o acervo de peças processuais e documentos, sendo possível a separação até mesmo por assunto ou nome do cliente. Além disso, esses programas ajudam no agendamento de compromissos e, mais importante ainda, no acompanhamento das publicações dos Diários Oficiais dos Tribunais de todo o nosso país — assim você não perde os avisos e intimações que são veiculados todos os dias nesses canais.

4. Controle a agenda do seu escritório de advocacia

Independentemente do tamanho ou do número de advogados associados, a organização dos escritórios de advocacia passa pelo controle dos prazos processuais e datas das audiências. Atrasos, não comparecimento às audiências e perda de prazos são erros fatais que um advogado não pode cometer, sob pena de ver manchada sua carreira e reputação como profissional.

5. Não acumule papéis sobre a sua mesa

A atuação do advogado inevitavelmente gera um considerável acúmulo de papéis das mais diversas naturezas em sua área de trabalho. Desde cópias de petições com comprovantes de protocolo, passando por defesas, procurações e contratos sociais. Essa quantidade toda de papel, na maioria das vezes, não pode ser descartada no curto e médio prazo e, por isso, vai se acumulando nos escritórios de advocacia, tornando os ambientes confusos e insalubres.

Além de bagunçar o ambiente, todos esses documentos podem tumultuar tanto que, por causa deles, muitos advogados se confundem, perdem prazos ou acabam interpondo os mesmos recursos mais de uma vez, gerando custos e desperdícios. Assim, a simples digitalização desses papéis e armazenamento em programas ou plataformas seguras pode revolucionar a produtividade e a organização do seu escritório de advocacia.

Fonte: Informador Fácil