7 maneiras para aproveitar o dia de folga

7 maneiras para aproveitar o dia de folga

Pode ser bem caótico viajar em feriados ou finais de semana

Se você é uma pessoa muito ocupada, selecionamos algumas dicas de como aproveitar melhor seu dia de folga. As dicas são de Michael Kerr, autor do livro “The Humor Advantage”.

1. Se prepare no trabalho

Isso inclui se despedir dos colegas, limpar sua área de trabalho, finalizar todas as tarefas mais urgentes e criar um plano direto e claro para ser colocado em prática depois de voltar do feriado.

“A maior parte do trabalho acontece antes de ir embora para o final de semana prolongado, assim as pessoas ficam livres psicologicamente para relaxar e aproveitar”, explica Michael Kerr.

2. Desconecte-se

Não é suficiente apenas colocar regras, mas é necessário também aplicá-las. As pessoas bem-sucedidas realmente deixam seus eletrônicos de lado durante suas folgas, como celulares e computadores. Evite ficar sentado e olhando para telas – como a grande maioria das pessoas passa em um dia de trabalho. Desconecte-se e tente usar o mínimo de tecnologia possível. Isso ajuda a ter um sono melhor.

3. Férias dentro de casa

Pode ser bem caótico viajar em feriados ou finais de semana, por isso uma boa alternativa é aproveitar para descansar em casa.

“As pessoas de sucesso planejam umas curtas férias no seu próprio quintal”, conta Michael Kerr. “Férias em casa tem o apelo de oferecer um descanso mental sem adicionar o estresse ou o planejamento necessário que envolvem uma viagem. As pessoas correm o risco de voltarem para o trabalho mais cansadas que antes da folga”.

4. Exercite seu hobby

Esse período é uma boa oportunidade para colocar em prática uma atividade que seja agradável e que normalmente acaba ficando em segundo plano com a correria do dia a dia.

“Coloque em prática uma atividade antiga ou um hobby, seja fazer compras, jogar golfe, ler, pintar, ou outras coisas”, explica Lynn Taylor.

5. Fique ao ar livre

Depois de ficar longas horas dentro do escritório, a melhor alternativa é aproveitar esse descanso para ficar ao ar livre. Não importa a época do ano, aproveite esse período para ter um pouco de ar puro e também para se exercitar – ajuda na saúde física e mental.

6. Separe algum tempo para fazer nada

Os feriados ou finais de semana também podem ser bastante estressantes, com encontros familiares ou entre amigos, festas e diversas atividades programadas. Por isso, é importante também reservar um tempo para realmente descansar.

“As pessoas bem-sucedidas se planejam, mas nesses planejamentos está incluído um tempo para não fazer nada”, explica Lynn Taylor. “A semana de trabalho se resume a prazos e reuniões, por isso pessoas de sucesso aproveitam o descanso ou pelo menos parte dele para não se comprometer com nada”.

7. Planeje com antecedência

As pessoas de sucesso se organizam antes de feriados ou folgas para não precisar trabalhar durante o tempo de descanso. Isso inclui desde organizar as tarefas relacionadas ao trabalho até adiantar reservas em hotéis, fazer compras de supermercado ou marcar atividades para os filhos.

“Pessoas bem-sucedidas são estratégicas em ter um plano de ação durante o final de semana, mas também são flexíveis para resolver qualquer problema urgente de trabalho, caso isso aconteça”, explica Lynn Taylor, especialista em ambiente de trabalho.

No último dia do feriado ou das férias, muitas pessoas bem-sucedidas pensam em que irão fazer na próxima semana de trabalho e as principais tarefas que precisam cumprir. E elas fazem isso sem se estressar.

Fonte: Dia de folga
logomarca do portal meionorte..com