Aprenda os cuidados mais comuns para evitar doenças na alface

Alface deve ser colhida antes de estar amadurecida por completo

alface é um vegetal meio-resistente que você pode cultivar durante todo ano fazendo o plantio de uma pequena área de cada vez. A alface é uma folhosa que cresce rápido, e os que são cultivados no quintal tem muito mais sabor e teor de vitamina do que os que são encontrados no supermercado.


A alface prefere solo que é rico em húmus, com abundância de adubo e um suprimento constante de nitrogênio para se manter em crescimento rápido. Use farinha de alfafa orgânica ou um fertilizante de liberação lenta.
– Certifique-se que o solo permaneça úmido, mas que seja bem drenado.
– Procure reter a umidade ao longo dos meses de verão usando uma cobertura no solo. Pode ser palha.
– A alface lhe dirá quando ele precisa de água. Basta olhar para ele. Se as folhas estão murchando, polvilhe-as com água a qualquer hora, mesmo no calor do dia, isso vai refrescá-las e diminuir a taxa de transpiração.

São várias as pragas e doenças que atacam as hortas. As pragas mais comuns que atacam a alface são: formigas, pulgões, cochonilhas, lagartas, grilos, brocas, lesmas, caramujos, caracóis, besouros, tatuzinhos, gafanhotos, nematóides, etc. Quanto às doenças, são causadas por vírus, bactérias e fungos.


Fonte: Meu Dedo Verde
logomarca do portal meionorte..com