Arroz cru congelado pode ajudar a amenizar o calor em casa

Veja como deixar a casa mais fresca no verão

Ter uma noite de sono tranquila em pleno verão pode ser uma tarefa difícil sem aquela ajuda amiga do ar-condicionado. Mas existem truques que podem fazer da sua casa ou apartamento um lugar menos abafado nessa estação.

Sono fresquinho


A designer Karina Salgado, do escritório Two Design, tem três ideias para refrescar a cama. A primeira é rechear saquinhos plásticos com arroz cru e colocá-los no freezer por no mínimo seis horas. Depois, é só espalhar as embalagens fechados por baixo dos lençóis, em volta da cama.

Outra dica é embrulhar as roupas de cama em um saco e levar ao congelador por 30 minutos antes de deitar. Na hora de dormir, basta retirar e colocar na cama lençol e fronha: eles estarão fresquinhos, sem estarem molhados. Por último, vale comprar um protetor impermeável de colchão, pois ele ajuda a não esquentar.

De olho na janela


O arquiteto Luis Nishi explica que a incidência direta de raios solares aumenta a temperatura do ambiente e isso pode ser minimizado com a aplicação de uma película adesiva UV nos vidros. O decorador Marcel Steiner indica ainda o uso de persianas de tela solar, que filtram a entrada de calor.

Se você prefere cortinas, Renata Castilho e Camila Buciani, da RCB Arquitetura & Design de Interiores, indicam a escolha de tecidos leves, como voil de linho. Mas sempre sem forro, para não esquentar o ambiente.

Detalhes pela casa


Se você ainda tem lâmpadas incandescentes, Karina indica fazer já a troca pelas de led, pois elas esquentam menos. Outra medida que traz alívio aos moradores é usar um umidificador portátil nos ambientes, para diminuir os efeitos do tempo seco.

Na decoração, Renata e Camila dão toques para não sofrer tanto. "Prefira tecidos naturais, como linho, seda e algodão, do que os sintéticos. Veludo, camurça e couro esquentam muito, por isso, se tiver móveis com estes tecidos o truque é jogar uma capa de sarja por cima, por exemplo”.

Fonte: Uol
logomarca do portal meionorte..com