As coisas que você precisa saber sobre o ouvido

As coisas que você precisa saber sobre o ouvido

O nosso ouvido é repleto de mistérios. Conheça alguns

O nosso ouvido é repleto de mistérios. Pensando nisso, selecionamos algumas coisas que você precisa saber sobre ele. Confira:

1. Trabalho contínuo

Quando você dorme, seus ouvidos continuam a ouvir todos os barulhos do ambiente. A diferença é que seu cérebro desliga a maioria dos receptores dos sons para que você possa dormir em paz e só desperte ao ouvir um barulho realmente alto.

2. Um mau amigo

Se você é do tipo que não sai de casa antes de tomar um banho de spray de cabelo, saiba que esse produto pode prejudicar o funcionamento do seu ouvido. A verdade é que, como a orelha fica em meio aos seus cabelos, o spray pode ir parar no seu ouvido e paralisar a cera que sairia de lá naturalmente. O acúmulo de cera pode prejudicar sua audição muito mais do que você imagina, então, da próxima vez que resolver aplicar o produto, certifique-se de cobrir a sua orelha.

3. A audição dos papagaios

Os franceses usaram a alta capacidade de audição dessas aves durante a Primeira Guerra Mundial, sabia? Muitos desses animais eram posicionados na Torre Eiffel para que pudessem avisar se ouvissem tropas inimigas se aproximando. Se você acha que cachorros têm uma audição impecável, você precisa conhecer melhor sobre as capacidades auditivas dos papagaios...

4. Tira já esses fones de ouvido!

Música é um vício quase universal. Cada pessoa tem suas canções favoritas, seus artistas prediletos e suas bandas do coração. Quando estamos no ônibus, no avião, no trabalho ou na fila do supermercado, o jeito é apelar para o bom e velho fone de ouvido. Melhor: para o mau e velho fone de ouvido.

Por mais prático que pareça, esse acessório não faz bem para a sua saúde auditiva. Só para você ter ideia, depois de uma hora usando fones de ouvido, o número de bactérias na região vai aumentar 700 vezes – se o seu ouvido coça demais, pode ser que você tenha contraído algum tipo de infecção.

Quanto ao volume do som: sentar-se próximo a uma orquestra pode começar a causar problemas de audição depois de 30 segundos! Aliás, estamos falando de problemas irreversíveis. Então o melhor é evitar o uso de fones e não se expor a grandes barulhos, hein!

5. Crescendo

A troca da pele da região interna do ouvido acontece frequentemente – a cada ano você perde e ganha pouco mais de 3 cm de pele. Se você só ganhasse e não perdesse, aos 20 anos você teria uma pelanca de 60 cm pendurada em cada ouvido

Fonte: Mega Curioso