Batata doce roxa ou branca. Quais as diferenças!

Entenda as diferenças entre a batata-doce roxa e a branca

Os marombeiros de plantão já estão altamente familiarizados com a batata doce. Ela é companheira fiel na alimentação de quem quer ganhar massa muscular de forma saudável. Ela é rica em vitaminas B6, c e D, proteínas, fibras, carboidratos e minerais como o ferro, o magnésio e o potássio. Ela tambémpossui baixo índice glicêmico evitando a formação do pico de insulina. Isso ajuda a manter as reservas de energia por mais tempo, transformando a batata-doce num excelente alimento pré-treino.


Ela é fonte de bom carboidrato, os complexos, por causa da sua grande quantidade de fibras. Isso ajuda você a se manter saciado por mais tempo auxiliando também na perda de peso e no maior consumo de gorduras como fonte de energia. Sem dúvidas a batata-doce é um alimento completo, mas uma dúvida pode surgir na hora da compra: roxa ou branca?

Batata-doce branca ou roxa, Qual escolher?

Além dessas duas existem mais dois tipos de batata-doce aqui no Brasil: a amarela e a avermelhada, também conhecida na região Nordeste como coração magoado. A batata-doce branca não é muito popular por aqui e também é chamada de terra-nova ou angola.

 Para perder peso

Bom, tudo depende do objetivo de consumo. Por exemplo, se a ideia for colocá-la na dieta para auxiliar na perda de peso, a batata-doce branca começa com uma leve vantagem. A cada 100 gramas, a branca possui 92 calorias enquanto que a batata-doce roxa oferece 95 calorias. O caso aqui é pensar a longo prazo em como essas 3 calorias mais iriam se acumular no organismo. Porém ainda assim é insignificante em condições de normalidade.

Para ganhar massa muscular

Aqui não há o que se falar na diferença entre os dois tipos de batata. As duas são de baixo índice glicêmico e, portanto, conseguem oferecer uma boa fonte de energia durante os treinos, melhorando o desempenho e evitando quedas bruscas no açúcar sanguíneo, causando a hipoglicemia que é muito comum de acontecer nas academias.

Mais nutrientes

Nesse quesito, a batata-doce roxa ganha em disparado do seu primo de coloração mais clara. A casca dela possui muito mais nutrientes como vitaminas e sais minerais. Porém, se você não como a raiz junto com a casca de nada adianta essa diferença nutricional. Por conta disso, a batata-doce roxa tem um sabor mais adocicado que a branca que, também tem uma textura mais ressecada.

Como consumir

A grande maioria das pessoas come a batata-doce cozida. Apesar de ser uma melhor opção em vez da frita, que aumenta o valor calórico da raiz, não é tão boa assim. O cozimento com água retira nutrientes valiosos como as vitaminas e isso, do ponto de vista nutricional, não é nada agradável. O mais indicado é levá-la ao forno ou então usar a grelha para deixar a sua batata-doce com todos os nutrientes e não perder só sabor.

Fonte: Site Treino Mestre