Cachorros aparecem com os pelos azuis em cidade da Índia

Dejetos de um polo industrial seriam a razão do mistério

Os cachorros do subúrbio de Nova Mumbai, na Índia, mostram certa mudança em sua pelagem. De um dia para o outro, eles apareceram com os pelos azuis e, por mais que ninguém tenha pintado os pobres animais, o ser humano é o responsável pelo problema.

De acordo com o portal “Hindustan Times”, nada foi confirmado, mas acredita-se que os dejetos do polo industrial da região são a raiz do mistério dos cachorros. Descartado sem nenhuma forma de tratamento no rio Kasadi, o lixo entra em contato com cães de rua, que costumam procurar comida nas águas do rio.

 (Crédito: /Hindustan Times )
(Crédito: /Hindustan Times )

O Centro de Proteção Animal de Nova Mumbai foi o primeiro a registrar, na última quarta-feira (9), imagens da pelagem azulada de um cão. “Foi chocante ver como o pelo do animal ficou completamente azul”, Arati Chauhan, residente da cidade que comanda o Centro de Proteção Animal, explicou ao site. “Nós já encontramos cerca de cinco cães atingidos pelo problema e, por isso, pedimos ao órgão responsável pelo controle da poluição para que providências sejam tomadas contra essas indústrias”.

A Corporação Municipal de Nova Mumbai realizou testes com a água do Kasadi e descobriu, segundo o mesmo portal, níveis alarmantes de poluição. Com altas concentrações de cloretos, que é tóxico, afeta a vegetação, a vida aquática e selvagem, além de a contaminação também interferir na vida da população da cidade.

A área concentra quase mil indústrias farmacêutica, alimentícia e de engenharia, que apontadas como a origem do problema, foram notificadas pelo Conselho de Controle da Poluição Maharashtra (MPCB). “Aprovar o descarte de pigmentos em qualquer fonte d’água é ilegal. Nós vamos agir contra os poluentes [...] e já designamos um oficial para investigar o caso”, declarou Anil Mohekar, da MPCB.

Os desdobramentos do problema

Uma das principais preocupações dos ativistas dos direitos animais é o tempo. “Nós só encontramos cães atingidos, porém, não sabemos se pássaros, répteis e outros animais estão sendo afetados – ou até mesmo morreram – em decorrência da poluição”, Chauhan disse.

Por conta disso, as autoridades já começaram a tomar providências: algumas indústrias, flagradas usando tinta azul para fabricar detergentes, têm sete dias para encontrar uma forma de tratar seu lixo e remover os dejetos da região.

O estado de saúde dos cachorros afetados não foi divulgado, e os ativistas ainda não conseguiram estimar a quantidade de animais e espécies que foram atingidos. Ademais, espera-se que as providências tomadas pela MPCB sejam suficientes para garantir a saúde da fauna e flora de Nova Mumbai .


Fonte: ig
logomarca do portal meionorte..com