Castanha de caju é saudável, mas deve ser consumida com moderação

A castanha de caju é uma delícia, difícil resistir à ela

Bastante rica em nutrientes, a castanha de caju oferece inúmeros benefícios à saúde por meio dos antioxidantes, vitamina E, magnésio, potássio, fósforo e fibras. Essas substâncias previnem o envelhecimento das células, são necessários à formação dos glóbulos vermelhos e de tecido muscular, ajudam no controle da pressão arterial, atuam na formação de ossos e dentes e ajudam no funcionamento intestinal.

O ômega 3 está presente também nas castanhas e ajudam a potencializar o sistema imunológico, além de diminuir o colesterol total, o colesterol ruim (LDL) e os triglicérides sendo, portanto, protetores do coração. Possuem também uma alta concentração de ferro e sua quantidade se equipara ao fígado, que é referência alimentar no caso de anemia (mas não deveria ser, já que tem um monte de cacareco, já que é o órgão que filtra inúmeras substâncias). Por conter fósforo, ajuda a inibir o cansaço, além de ajudar no desempenho físico, já que o mineral atua na contração muscular, na transmissão de impulsos nervosos do cérebro para o restante do corpo e na secreção de hormônios.

 (Crédito: Divulgação)
(Crédito: Divulgação)

No meio de tanta coisa boa, tinha que ter algo para “estragar” que, no caso, é seu alto valor calórico. Uma unidade de cerca de 2,5g tem 15 calorias. Sendo assim, a quantidade a ser consumida deve ser pequena, mas isso não pode anular a sua ingestão, nem mesmo em dietas de emagrecimentos.

A recomendação é consumir em torno de 10 unidades, cerca de 25g, duas vezes na semana. A versão torrada é a melhor forma, visto que as caramelizadas e com chocolate são adicionadas de gordura e de açúcares.

Para armazenar, mantenha elas distante da umidade, para não permitir o crescimento de microrganismos. O melhor é comprar em embalagens fechadas e identificadas mas, se for comprar a granel, repare se o recipiente em que se encontra a castanha está limpo, sem presença de água e tampado, o que garante a não contaminação da mesma.

Fonte: Entre legumes e verduras
logomarca do portal meionorte..com