Confira 8 fatos intrigantes sobre a extinção dos dinossauros

Confira 8 fatos intrigantes sobre a extinção dos dinossauros

O brilho do impacto foi imenso, provocando cegueira instantânea

Para quem não sabe, os cientistas suspeitam que a forte atividade vulcânica da época tinha dizimado várias espécies de dinossauros antes que o principal suspeito – o asteroide que se chocou com a Terra – desse as caras. Ou seja, os dinossauros restantes estavam bastante vulneráveis no momento em que a catástrofe aconteceu.

Para saber mais coisas sobre a extinção dos dinossauros, confira o nosso post:

1. Como a maioria dos asteroides, o responsável pelo golpe fatal nos dinossauros era composto de gelo na forma de permafrost e rocha. Provavelmente continha hidrogênio e oxigênio em seu interior.

2. O brilho do impacto foi imenso, provocando cegueira instantânea em animais que estavam a centenas de quilômetros de seu ponto.

3. O asteroide tinha mais ou menos 15 quilômetros de diâmetro e caiu onde hoje é a península de Yucatán, no sul do México. Entrou na atmosfera a uma velocidade que ia de 64 a 72 mil quilômetros por hora. O atrito o transformou em uma gigantesca bola de fogo.

3. Tanto a massa do terreno quanto a do asteroide foi vaporizada com o choque e o calor. Ejetada para o alto, ela se solidificou e caiu em forma de rochas esféricas incandescentes. Formou-se uma espessa camada de nuvens que cobriu todo o planeta. Detalhe: a luz do Sol permaneceu bloqueada durante anos.

4. As nuvens impediram a passagem da luz solar, afetando todos os seres que faziam fotossíntese. As plantas que não foram queimadas nos incêndios, morreram pela falta do Sol. Chuvas ácidas afetaram os fitoplânctons, prejudicando a vida marinha.

5. A onda de calor foi tão forte que, se fosse hoje, podia ser sentida na cidade do Rio de Janeiro. Ela gerou incêndios em escala impressionante, principalmente nas regiões que atualmente chamamos de América do Norte e Central.

6. A violência do impacto chacoalhou as placas tectônicas, provocando terremotos destruidores em várias partes do planeta. Os terremotos chegaram a 11,1 graus na escala Richter.

7. As regiões costeiras foram atingidas por uma mega-tsunami de 90 metros de altura, capaz de varrer ilhas do mapa. Os dinossauros sobreviventes tiveram poucas chances.

8. A tragédia provocou a extinção de quase todos os dinossauros– principalmente os maiores -, deixando o mundo livre para os sobreviventes. Entre as espécies que saíram incólumes estão os antepassados dos mamíferos.

Fonte: Mais Curiosidade
logomarca do portal meionorte..com