Conheça aqui todos os segredos por trás de um belo sorriso

Complicações nos dentes podem afetar várias regiões do corpo.

Usar aparelhos para alinhar os dentes serve para deixar o sorriso mais bonito e também para ajudar a saúde de todo corpo. O impacto global na saúde começa por uma boa mastigação e alcança até o desempenho nos esportes. Assim, um sorriso bonito é consequência da boa saúde. Os dentes tortos podem ter origem hereditária ou ambiental por hábitos como chupar o dedo ou decorrente de um acidente. 

Dentes bem posicionados ajudam a emagrecer

Com os dentes na posição correta, a mastigação pode ser feita de forma plena. Ao conseguir mastigar bem os alimentos, a saliva atua pré-digerindo a comida e preparando-a para que as fases seguintes da digestão possam extrair todos os nutrientes dos quais necessitamos. 

Mastigar bem ainda dá ao cérebro o tempo necessário para que ele reconheça que o corpo já está alimentado e ative a sensação de saciedade, ou seja, evita que a gente coma demais. Anote aí: mastigar direito emagrece! 

Dor pra quê?


Dor de cabeça, dor na coluna, dor nos ombros e dor no pescoço: complicações nos dentes podem afetar essas regiões. Problemas na mastigação podem causar dores nas costas e refletir nos ombros. “A dificuldade de respirar, quando causada pelo mau posicionamento dos dentes, faz com que a pessoa incline as costas para frente, para melhorar a passagem do ar, o que também pode impactar a coluna”, observa Aline Gós (CRO-SP: 97.493), dentista especialista em ortodontia, da Clínica Giancarlo Odontologia Moderna. 

Como os dentes alinhados turbinam seu treino

Segundo Aline, ter dentes alinhados pode sim impactar o seu desempenho na atividade física: “Dependendo de como os dentes estiverem tortos, o alinhamento vai melhorar a respiração e, com isso, aprimorar o seu rendimento nos esportes”. 

A autoestima também agradece aos dentes alinhados

E, se alguém ainda duvidava, ter um sorriso com os dentes bem posicionados aumenta a autoestima. “É fato que o sorriso é o nosso cartão de visitas”, concorda Aline. Quem está satisfeito com o aspecto dos próprios dentes, tende a sorrir mais e assim se mostrar mais aberto ao mundo  – recebendo também uma disposição mais positiva dos outros. 

Toda idade é idade para cuidar dos dentes

O ortodontista é profissional indicado para estabelecer o melhor método para o realinhamento dos seus dentes. Vale destacar que usar aparelho não é coisa apenas de adolescentes: em busca de uma boa saúde, é cada vez mais comum que adultos e, mesmo, pessoas idosas  decidam realinhar os dentes e, depois, com mais qualidade de vida, passem a sorrir mais.





Fonte: IG