Conheça as propriedades nutricionais do maracujá e de sua casca

A casca do maracujá é riquíssima em propriedades nutricionais

O Maracujá é uma fruta rica em vitamina C , vitaminas do complexo B , vitamina A , ferro, cálcio, fosforo e fibras.A casca do maracujá , geralmente ignorada pela maioria das pessoas, é riquíssima em propriedades nutricionais funcionais e antioxidante como a pectina e vitaminas e minerais com alto poder desintoxicante.


Sendo assim o maracujá auxilia varias funções orgânicas e reações químicas no nosso organismo, entre elas ele age como:- A vitamina A age como Protetora da pele e visão função exercida pela ;- As vitaminas A, C e B favorecem o metabolismo e as reações enzimáticas do organismo como um todo ;- A Niacina (vitamina B3) é Auxiliadora na síntese de proteína , importante para atletas e pessoas com necessidade de aporte proteico aumentado na dieta;

- Graças a sua riqueza em vitamina C é considerada um potente antioxidante que combate radicais livres, fortalece o sistema imunológico, auxiliando no combate as infecções e aumenta a absorção de minerais como ferro, zinco e magnésio quando consumido perto das grandes refeições.

- Protetor ósseo e tecidos. A pectina , presente na casca do maracujá , é uma fibra solúvel que atua na redução da absorção de glicose sanguínea , auxiliando em dietas de emagrecimento , diabetes e colesterol. A farinha de maracujá ou também conhecida como fibra de maracujá foi desenvolvida com a casca do maracuja mais rica em pectina , sendo muito indicada na nutrição funcional para diabetes e dietas de emagrecimento.

Além disso tudo o maracujá contem uma substância chamada passiflorina que age como calmante . Já as sementes do maracujá são poderosos vermífugos da dieta.Pode ser consumido puro de colher ou por cima de iogurtes com granola, como sucos , refrescos, gelatinas, sobremesas e também como tempero de salada . A fruta deve ser mantida em local arejado que não bata sol ou na geladeira

Fonte: Site Nutrição e Ação