Conheça os benefícios do pepino para a sua saúde

Veja alguns dos principais benefícios do pepino

Alimento considerado um grande aliado para questões estéticas - faz parte da composição de diversos cosméticos para hidratação da pele - o pepino também se destaca por seus benefícios nutricionais e versatilidade gastronômica. Muito leve e pouco calórico, esse vegetal, deve fazer parte do seu cardápio diário. Por isso, se você ainda insiste em tirar o pepino de suas receitas, vamos apresentar 7 motivos para ele se tornar um essencial ingrediente em sua reeducação alimentar.


De acordo com a nutricionista Junia Franco, o pepino pode ser utilizado em diversas preparações culinárias, como aperitivos, saladas, recheados com proteínas magras, conservas caseiras e sucos. Veja alguns dos principais benefícios do pepino e o inclua em sua dieta alimentar!

1 - Hidratação e detox: 96% do pepino é composto por água! O pepino fresco é uma excelente opção de "petisco do bem": alimenta, hidrata e ainda alivia um pouco a vontade de mastigar em momentos de ansiedade! Toda essa água também atua como uma vassoura, varrendo para fora do organismo todas as toxinas.

2 - Preservação dos rins: Consumir pepino reduz os níveis de ácido úrico do organismo, mantendo os rins funcionando em equilíbrio, e ajuda a dissolver cálculos renais!

3 - Facilita digestão e reduz prisão de ventre: Por ser rico em fibras, o pepino auxilia na limpeza do trato intestinal, regulando o trânsito, e por ser abundante em água, ajuda a eliminar melhor as toxinas.

4 - Auxilia no combate a diabetes: O pepino tem baixo índice glicêmico, o que o torna inofensivo para dietas com restrições de açúcar, e, além disso, auxilia a produção de células beta, que são as responsáveis pela síntese de insulina - substância que mantém o equilíbrio da glicose no sangue - e é muito eficiente no combate à diabetes tipo 2.

5 - Prevenção do câncer: O vegetal tem em sua composição um tipo de fitonutriente que ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas, fazendo do pepino um complemento no combate de cânceres como de ovário e de mama.

6 - Mantém a saúde bucal: Mascar pepino fresco refresca a saliva e cura gengivas doentes, o que evita o mau hálito, e ainda fortalece a mandíbula!

7 - Ameniza os efeitos do excesso de álcool: Para evitar aquela dor de cabeça depois de exagerar nos drinks, coma algumas fatias de pepino pouco antes de dormir. As vitaminas A e B e os eletrólitos encontrados no pepino repõem os nutrientes essenciais que se perdem quando cometemos excessos e sobrecarregamos nosso organismo.



Fonte: Conquiste sua Vida
logomarca do portal meionorte..com