Conheça os benefícios do tomate para a glicemia

Descubra como o consumo de tomates ajuda quem tem diabetes

Tomates são excelentes para a glicemia, não importa como são consumidos. Este fruto suculento contém teor baixíssimo de calorias (apenas 22 em cada um) e de carboidratos (menos de 5 g). Além disso, é rico em vitamina C, que protege o corpo contra lesões causadas pela glicose no sangue, e em licopeno, integrante da família dos carotenoides, como o betacaroteno.


O licopeno pode ter um poder especial contra o diabetes. Pesquisadores americanos analisaram 1.665 pessoas com ou sem diabetes e descobriram que aqueles que apresentavam tolerância diminuída à glicose (essencialmente, o pré-diabetes) tinham níveis de licopeno no sangue 6% mais baixos do que os das pessoas saudáveis. Pessoas com diabetes recém-diagnosticado apresentaram uma média 17% mais baixa. Dois outros estudos revelaram conexões semelhantes.

A porção recomendada de tomates é um fruto de tamanho médio. No entanto, como os tomates são pobres em calorias e carboidratos, pode-se consumir porções bem maiores e desfrutar ainda mais de seus benefícios.

Image title

Fonte: Seleções
logomarca do portal meionorte..com