Conheça os segredos da ata, uma fruta exótica

Propriedades da fruta do conde

Conde, condessa, pinha, furta-da condessa, araticum, graviola-brava, biribá ou ata. Assim como as variedades de nomes, essa fruta nativa das florestas tropicais e espalhada por todo Brasil, também possui vários benefícios para a saúde humana. Das folhas até a semente, o pé de ateira serve para tratar e prevenir diversos problemas de saúde, como a anemia, artrite e prisão de ventre.


Além disso, é um excelente aliado para visão e na manutenção da beleza da pele e dos cabelos.Da mesma família que a graviola, a pinha é uma fruta repleta de propriedades que se bem utilizadas conseguem fazer um efeito positivo na saúde de quem a consome.

Rica em minerais, vitaminas e outras propriedades, essa fruta atua em diversos segmentos da saúde humana. Entre seus principais componentes nutricionais estão o ferro, cálcio, fósforo e potássio. Contem ainda vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo de B. Rica em carboidratos e proteínas, a pinha tem o efeito antioxidante, adstringente, antirreumático e antiespasmódico. Além disso tudo, também um forte papel energético e diurético.

Com tantas propriedades, os benefícios da fruta são inúmeros. A combinação entre ferro e vitamina C ajuda o corpo a enfrentar as fraquezas, afastar doenças que afetam o sistema imunológico e eliminar os possíveis sintomas da anemia. Além de regularizar a pressão arterial e as taxas de ácido úrico no corpo. Ótima fonte de fibras, a fruta do conde facilita o trânsito intestinal, melhora a absorção dos alimentos, combate a prisão de ventre, prolonga a sensação de saciedade e auxilia a eliminação de toxinas no corpo.

Diante desses benefícios, pode-se concluir que esse alimento é um aliado forte na luta contra o sobrepeso. Elimina as intensas dores provocadas pela enxaqueca, aumentam a qualidade do sono e tem um efeito relaxativo, atenuando cãibras, convulsões e espasmos. A furta ainda combate os radicais livres através da sua ação antioxidante, assim melhora a visão, previne o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico.

O alto índice de magnésio atua como um equilibrador de água no corpo e reduz os efeitos da artrite e do reumatismo, uma vez que remove os ácidos das articulações. Além disso, combate a fraqueza muscular e com o auxílio do cálcio ajuda na formação óssea. Outro benefício proporcionado pelo consumo regular dessa fruta é a manutenção de pele e cabelos saudáveis, devido ao teor de vitamina A e vitamina C.

A pinha pode ser consumida como um lanche ou no café da manhã. Além disso, pode-se fazer chá com suas folhas que ajudam no funcionamento do intestino, como também trabalham como uma bebida relaxativa. Suas sementes também podem ser usadas para melhorar a saúde. Se trituradas podem acompanhar alguma bebida, como suco de limão. Essa mistura é um ótimo remédio natural para evitar vômitos.

Fonte: Site benefícios naturais
logomarca do portal meionorte..com