Descubra os benefícios do maxixe e suas propriedades nutritivas

O maxixe é fonte de minerais e vitaminas

O maxixe, de nome científico cucumis anguria L., é uma hortaliça originária da África e trazida para as terras brasileiras pelos escravos. Não muito familiar para a maioria das pessoas que vivem no Sul e Sudeste do Brasil, o maxixe é bastante popular no Norte e Nordeste do país.


Com poucas calorias, esta hortaliça é fonte de minerais e pode ser usada no preparo de sucos, saladas e pratos como farofas e refogados.


Propriedades e benefícios

O maxixe contém uma série de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, como o betacaroteno, as vitaminas do complexo B e C, e minerais como o zinco, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e sódio.

O zinco é um mineral importante para o funcionamento adequado de todos os tecidos do corpo e para o metabolismo do açúcar e de proteínas. Devido à presença de zinco, o maxixe auxilia na prevenção e no combate aos distúrbios da próstata, reduz a concentração do “mau” colesterol (LDL), atua na cicatrização de diversos ferimentos e elimina manchas brancas nas unhas.

Além disso, esta hortaliça também pode ser útil no tratamento de casos de cálculo renal, hemorróidas, inflamação dos rins e vômitos.

Devido à grande concentração de sais minerais e vitaminas, o maxixe também pode ajudar no funcionamento do metabolismo das proteínas e no fortalecimento do sistema imunológico.

Image title

Fonte: Site Remédio Caseiro
logomarca do portal meionorte..com